Destaques da Semana: Cristiano Ronaldo, o homem gol voltou

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

Cristiano Ronaldo: o homem gol voltou

CR7 comemora vitória. Foto Thiago Petinga/Lusa
CR7 comemora vitória. Foto Thiago Petinga/Lusa

Depois de fazer 5 dos 6 gols do Real na última semana pelo campeonato espanhol frente ao Espanhol de Barcelona, Cristiano fez mais 3 nessa terça na goleada do Real frente ao Shakhtar por 4×0 na Liga dos Campeões. Com esses gols o madeirense esta prestes a quebrar outro recorde de Raul. Com os 5 gols feitos contra o time do Espanhol semana passada Cristiano bateu Raul em gols marcados pelos merengues no campeonato espanhol (foram 230 em 202 jogos contra 228 gols de Raul em 550 jogos do campeonato espanhol). Agora com esses 3 últimos gols Cristiano chegou à soma total de gols pelo Real, em todas as competições, de 321 gols, estando a apenas 3 gols para superar a marca de Raul, que fez pelo Real, em toda sua carreira, 323 gols. Com esses 3 gols Cristiano passa a somar também 80 gols em 116 jogos na Liga dos Campeões.

TAÇA DA LIGA

A 2ª fase da Taça da Liga (ainda em jogos eliminatórios) começou nessa quarta-feira com o Marítimo eliminando a Acadêmica ao vencê-la por 2×1 e assim já garantindo presença na Fase de Grupos.

Semana que vem teremos:
Quarta-feira, 23 de setembro:
Oliveirense – Famalicão, 15 horas
Oriental – Estoril, 16 horas
Leixões – Académico, 16 horas
União – Paços de Ferreira, 16 horas
Penafiel – Portimonense, 16 horas

Taças Europeias

Liga dos Campeões

Benfica sofre para vencer desconhecido Astana na Luz

O Benfica iniciou nessa terça sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões recebendo na Luz a desconhecida equipe cazaquistaneza do Astana, e não demonstrou na primeira etapa o futebol que o consagrou ate a presente temporada como bicampeão português, criando poucas e descoordenadas jogadas ofensivas que pudessem surpreender o adversário, que diferentemente do que se pensava entrou a campo com personalidade e sem medo das águias. Tanto é que segurou o empate no tempo inicial e quase abriu o marcador ao inicio da segunda parte mandando uma bola na trave de Júlio Cesar. O susto parece ter acordado o Benfica, que num belo gol de Gaitam abriu o marcador aos 6 minutos, fazendo renascer o Benfica dos últimos anos. Aos 17 Mitroglou fez 2×0 e sacramentou de vez a vitória lusa, pobre em números, mas merecida ao final dos 90 minutos de jogo.

No outro jogo desse grupo E o Atlético de Madrid foi ate a Turquia e venceu o Galatasaray por 2×0.

No próximo dia 30 o Benfica vai ate a Espanha enfrentar o Atlético, enquanto o Astana recebera o Galatasaray.

Porto reclama dos pontos perdidos

Jogando em Kiev, na Ucrânia, o Porto enfrentou nessa quarta os donos da casa, e logo aos 20 minutos, numa bobeira de sua defesa, permitiu aos anfitriões a abertura do marcador. Mas três minutos depois o oportunista Aboubakar igualou de cabeça o marcador, numa partida que foi morna e apática de ambos os lados nos 45 minutos iniciais. Para o tempo final Lopetegui resolveu ousar mais e fez entrar Corona e Tello, o que deu mais corpo e ofensividade a equipe lusa, que aos 36 minutos virou o marcador, de novo com Aboubakar. Porem, no penúltimo minuto regulamentar, um bate e rebate após cobrança de falta para o Dínamo, permitiu o gol de empate dos ucranianos, contestado pelos dragões por causa de um impedimento passivo de um jogador da casa, que atrapalhou a reação de Cassilas.

No outro jogo do grupo o Chelsea goleou em casa o Macabi Telaviv por 4×0.

No próximo dia 29 o Macabi recebe o Dínamo, e o Porto recebe o Chelsea.

Liga Europa

Braga faz bonito e vence fora na estreia

Jogando na Rep. Checa contra o Slovan Liberec o Braga encontrou um adversário fraco e aos poucos foi dominando a partida, sob o comando de Alan em campo e do técnico Paulo Fonseca no banco. Aos 15 do segundo tempo o time bracarense converteu sua superioridade em gol assinalado por Rafa Silva e segurou o marcador ate o apito final, apesar da pressão adversária. No outro jogo desse grupo F o Marselha venceu fora por 3×0 o Groningen.

No próximo dia 1 de outubro o Braga recebe o Groningen enquanto o Marselha receber o Slovan Liberec.

Sem Carrillo, Sporting dá vexame em casa

Sem contar com Carrillo, que não foi a campo por ainda não ter acertado sua renovação contratual (dentro de 3 meses passa a ser dono do passe) o Sporting enfrentou nessa quinta-feira em Lisboa os russos do Lokomotiv, que não tiveram medo do adversário e foram para o ataque, aproveitando o desentrosamento das cinco mudanças feitas por Jesus (João Pereira voltou à lateral, Tobias Figueiredo foi para o miolo de zaga, Gerson Martins substituiu o ausente Carrillo, Carlos Mane entrou na vaga de Bryan Ruiz e Fredy Montero na de Slimani), e abrindo o marcador com Samedov apos roubada de bola no meio de campo. Se o Sporting estava perdido com as mudanças, com o gol então a apatia aumentou e pouco ou quase nada de positivo foi criado no primeiro tempo. Com o inicio do tempo final o time leonino resolveu pressionar e tudo parecia caminhar para o sucesso quanto Montero empatou o encontro aos 5 minutos. Mas ficou só nisso, pois 6 minutos depois novamente Samedov marcava para os russos, que não se contentaram com o placar e fizeram mais um aos 20 minutos através de Niasse que fintou toda zaga do time luso. Jesus pagou caro pelas invenções e agora terá de correr atrás para conseguir levar o Sporting adiante na disputa.

No outro jogo desse grupo H o Besiktas venceu em casa por 1×0 o Skenderbeu.

No próximo dia 1 de outubro o Sporting joga fora contra o Besiktas, enquanto o Lokomotiv recebe o Skenderbeu.

Belenenses consegue ponto precioso fora

O Belenenses foi até a Polônia enfrentar o Lech Poznan nessa quinta-feira com muita determinação e personalidade, dominando o primeiro tempo e ainda mandando duas bolas na trave adversária. Para a etapa final, pressionados pela torcida, os donos da casa acuaram o time luso em seu campo defensivo, mas sem conseguir o êxito almejado, e por duas ocasiões no final do jogo quase foram vazados. Empate justo e excelente para os comandados de Sá Pinto. No outro jogo desse grupo H a Fiorentina perdeu em casa para o Basiléia por 2×1.

No próximo dia 1 de outubro o Belenenses recebe a Fiorentina, enquanto o Basiléia recebera o Lech Poznan.

Superliga portuguesa de futebol

A 4ª jornada terminou nessa segunda-feira quando as 20:00h o Boavista enfrentou o Paços de Ferreira e perdeu no apagar das luzes, por 1×0.

Já 5ª jornada teve os seguintes jogos:

Sexta (18/9)

V.Setubal 2×2 V.Guimarães (20:30h)

Sábado (19/9)

Tondela 0x1 Estoril (16:00h)

Paços de Ferreira 0x3 Rio Ave (20:45h)

Domingo (20/9)

Acadêmica 0x2 Boavista (16:00h)

União 0x0 Arouca (16:00h)

Porto x Benfica (19:15h)Porto e Benfica fizeram nesse domingo o confronto de numero 233, quando ate então o Porto levava ligeira vantagem em cima dos encarnados, tendo vencido 89 vezes, perdido 86 e com 57 jogos terminados sem vencedor. O histórico e o ocorrido dentro das quatro linhas contribuíram para aumentar a vantagem do Porto, que embora tenha feito uma partida igual a do Benfica soube aproveitar o único lance claro de gol, aos 41 minutos do tempo final, numa bela jogada concluída por Andre e que garantiu a 90ª vitoria portista e a liderança provisória do campeonato português, numa partida muito nervosa e com vários lances viris de ambos os lados.

A jornada só termina amanha, segunda, com os seguintes jogos:

Belenenses x Moreirense (18:00h)

Braga x Marítimo (19:00h)

Sporting x Nacional (21:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

A imprensa portuguesa confirmou nesse inicio de semana a contratação do jovem atacante Cervi, do Rosário Central, por 4.6 milhões de euros (90% do passe), ate 2022 e clausula rescisória de 60 milhões de euros. Apenas não foi divulgado ainda se o argentino vem para o Benfica já em janeiro próximo ou apenas no final da temporada em junho.

Sporting

Em fase final de condicionamento físico após recuperar-se de lesão sofrida a serviço da Seleção Portuguesa, Willian Carvalho já treina com bola e em poucos dias deve estar relacionado por Jorge Jesus para reintegrar o plantel.

Porto

Herrera, que ainda tinha contrato com o Porto ate 2017, acaba de prorrogar seu vinculo com os dragões ate 2019.

V.Setúbal

O saudoso ídolo do V.Setúbal, Jacinto João, onde atuou de 1965 a 1979 (e também com passagem pela Portuguesa de Desportos), foi homenageada essa semana na cidade sadina com uma rotatória na Praça Vitoria Futebol Clube na qual um busto levando seu nome foi inaugurado.

Portugueses no Exterior

Cristiano Ronaldo fara uma ponta no filme de Martin Scorsese “O Manipulador”, que trata da vida do magnata italiano Alessandro Potro, ex-dono do apartamento na Trump Tower que Cristiano acaba de comprar por mais de 16 milhões de euros e que também servira como cenário para a produção.

Marcos Silva, técnico luso do Olympiakos, estreou mal na Liga dos Campeões perdendo em casa por 3×0 para o Bayern de Munique.

Outro que não foi feliz em sua estréia (na Liga Europa) é Paulo Sousa, que viu sua Fiorentina perder em casa para o Basiléia por 2×1.

Também Vitor Pereira foi infeliz na sua estréia pela Liga Europa, vendo seu Fenerbahce perder, também em casa, por 2×1 para o Molde.

No duelo direto de técnicos portugueses realizado na Espanha, o Valencia de Nuno Espirito Santo perdeu por 3×2 para o Zenit de André Villas Boas.

Já Jose Mourinho voltou às vitórias com seu Chelsea goleando em casa por 4×0 o Macabi Telaviv.

Jesualdo Ferreira, que já houvera vencido com o Zamelek o campeonato egípcio, conseguiu agora levar sua equipe para a final da taça daquele pais que acontecera na próxima segunda-feira contra o Al-Ahly.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: