Destaques da Semana: Bruma é do Sporting e decisão é irrevogável

DESTÁQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Bruma é do Sporting e decisão é irrevogável

sporting_club_portugalA Comissão Arbitral Paritária decidiu por unanimidade (e sem direito a recurso) julgar como improcedente o pedido de nulidade contratual feito pelo jogador Bruma. Assim sendo o jogador ainda tem contrato até junho de 2014 com o Sporting. Com o resultado, os advogados do jogador tentarão agora requerer na justiça a rescisão unilateral do contrato e indenizar o Sporting em 65 mil euros, valor que segundo seus representantes seria o que ele teria a receber até o final do vínculo.

Como o jogador poderá, a partir de janeiro, assinar pré-contrato com outra equipe, o Sporting tentará renovar seu vínculo ou até mesmo vendê-lo nesse mercado de verão para não perder o jogador de vez, sem auferir lucro algum.

Multa milionária para demitir Jorge Jesus

Com o primeiro insucesso no campeonato, após a estreia com derrota frente ao Marítimo, volta o clamor dentro e fora do Benfica para a demissão de Jorge Jesus, que porém está longe de acontecer pelos elevados vencimentos e multa que o técnico firmou no seu novo contrato com o time da Luz, de 2 anos de duração. Jesus recebe o mesmo que recebia no contrato anterior, 4 milhões de euros por temporada, ou seja, mais de 333 mil euros bruto por mês (175 mil euros líquidos) e caso seja demitido terá direito a receber seus salários ate o último dia dos dois anos de vínculo. Por outro lado, caso Jesus tome a iniciativa de romper com o Benfica a multa é de 7 milhões de euros, que acrescida de impostos (IVA), chega à casa dos 8,6 milhões de euros. O comentário geral é que os jogadores mais antigos do time encarnado estão descontentes com o técnico principalmente por causa do excesso de zelo que Jesus tem demonstrado com os sérvios recém contratados (Djuricic, Markovic, Sulejmani, Mitrovic), diferentemente do tratamento dispensado aos demais do plantel.

No desespero de cortes Bruno Carvalho começa a se perder

O presidente leonino, Bruno Carvalho, pode estar seguindo um caminho sem volta e que ao contrario do objetivo de cortar gastos poderá sim onerar ainda muito mais os quase falidos cofres de Alvalade. Acontece que o mandatário máximo resolveu agora punir e processar jogadores a rodo, além de dispensar outros que poderão facilmente na justiça conseguir indenizações polpudas.

Bojinov e Onyewu estão proibidos de frequentar as instalações do clube por alegados e vagos “comportamentos inadequados” (embora a Onyewu coubesse quando muito a instauração de um processo disciplinar para saber o porquê de o zagueiro americano ter realizado uma cirurgia quando a serviço da seleção de seu país sem o conhecimento e consentimento do Sporting; e da mesma forma a Bojinov, a quem foi imputado atraso sem justificativa na reapresentação, embora o jogador garanta que permaneceu treinando na Bulgária e que comunicou aos dirigentes leoninos a doença do seu pai, que operou de um tumor na garganta, o que o obrigou a permanecer ao seu lado); tendo o Sporting ainda entrado com ação no Tribunal do Trabalho pedindo rescisão unilateral dos contratos por justa causa (caso consiga essas duas rescisões o time de Alvalade ira poupar 3 milhões de euros brutos por ano).

Fokobo, Pranjic e Stojanovic estão sob a alçada de um processo disciplinar (por terem sido apanhados em noitadas); relegados à equipe b, e provavelmente serão multados.

Já Turan, Elias e Labyad serão processados por se pronunciarem publicamente contra o Sporting; lembrando que Elias divulgou a imprensa brasileira documentos que provam a inadimplência leonina de mais de 8 meses para com seus salários; além de também ter tornado publico o real valor pago pelo time de Alvalade por 50% de seu passe e que foi de 4,5 milhões de euros e não de 9 milhões por 100% do passe como divulgou o Sporting a época (os 50% restantes pertencem ao grupo de investidores que levou o jogador ao Atlético de Madrid; de onde posteriormente ele foi negociado para Alvalade). Já quando a Labyad o processo é o mais vago de todos, onde se alega arrogância e prepotência no convívio para com os demais atletas, embora o jogador tenha ate o momento cumprido todas as suas obrigações contratuais; e apenas se negado, como é de seu direito, a sair por empréstimo ou em definitivo para outra equipe onde com certeza não receberia os quase 150 mil euros que aufere no time leonino.

TAÇAS EUROPEIAS

Paços cai de 4 em casa

Coube como adversário do Paços de Ferreira o Zenit (vice-campeão russo) que vem de uma 3ª pré eliminatória onde venceu as duas partidas frente ao Nordsjaelland (na Dinamarca por 1×0 e em casa por 5×0). O primeiro jogo aconteceu nessa terça em Portugal, no Estádio do Dragão, e mesmo sem contar com Hulk (embora com Danny e Arshavin em campo) o time russo se impôs goleando a equipe da cidade do móvel por 4×1, apesar dos pacenses terem terminado a partida com 49% de posse de bola. Shirokov (o artilheiro da noite com 3 gols) abriu o placar no primeiro tempo aos 27 minutos. Aos 13 da etapa final o Paços chegou ao empate através de André Leão; mas na sequencia Shirokov recolocou o Zenit na frente 2 minutos após. Com o 2o gol os russos se acomodaram, dando com isso espaço para que o time luso crescesse na partida; porém, quando o Paços mais pressionava o azar bateu de novo a sua porta, com Kerzhakov mandando uma bola na trave do goleiro luso, que voltou e bateu em suas costas, antes de adentrar sua baliza. Estava decretado o 3o gol do Zenit aos 40 minutos de jogo. No apagar das luzes, aos 45 minutos, Shirokov ainda encontrou tempo para faturar mais um para o Zenit dando números finais ao placar: Paços 1×4 Zenit. A partida de volta acontece na Rússia, na próxima quinta-feira, dia 28; onde os lusos esperam pelo menos fazer uma despedida honrosa nessa primeira participação na Liga dos Campeões.

Estoril fez 2×0, mas poderia ter goleado

O Estoril enfrentou nessa quinta, em casa, o Pasching da Áustria (equipe da 3a divisão do país, e que só ganhou vaga para o play-off por ter vencido a Taça da Áustria); e venceu fácil por 2×0, com gols de Evandro e Carlitos, ambos na 1a etapa; mas perdeu a chance de golear e viajar já classificado para o jogo de volta fora, no próximo dia 29, pelo enorme numero de oportunidades perdidas. Mesmo assim a chance de ficar fora da fase de grupos da Liga Europa é pequena, e a vaga deve mesmo ser garantida na próxima semana.

Braga vence fora e está a um passo da Liga Europa

Coube ao Braga enfrentar nessa quinta, na Romênia, o Pandurii (vice-campeão romeno); que vem de uma 3a pré eliminatória onde eliminou o Hapoel Telavive, empatando por 1 gol em casa e vencendo por 2×1 em Israel. Com um gol de Yazalde aos 6 minutos do 2o tempo, uma bola na trave e inúmeras oportunidades perdidas, o Braga foi soberano no jogo do 1º ao último minuto, e agora deverá garantir em casa, na próxima quinta, dia 29, sua passagem a fase de grupos da Liga Europa.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 2ª jornada começou nesse sábado, dia 24, com dois jogos: Às 18h o Olhanense bateu o Paços de Ferreira por 1×0; e as 20:15h, em Coimbra, o Sporting arrasador fez 4×0 na Acadêmica (Carrillo, Rojo, Adrien e Montero marcaram para o time leonino); completando 9 gols marcados em 2 jornadas, algo que não acontecia desde a temporada 1972/1973, quando o Benfica também alcançou essa marca. Porém por pouco a partida não foi suspensa. Isso porque pelo novo contrato de patrocínio que a Liga fechou para essa temporada, exige-se a exposição de mídias estáticas no gramado, principalmente atrás das balizas, com o que não concordam os clubes devido aos contratos particulares de publicidade que possuem em seus respectivos estádios (ou onde mandam seus jogos). A Acadêmica proibiu inicialmente a colocação das mídias estáticas; e como resposta o presidente da Liga mandou os delegados do jogo se retirarem ate que as mesmas fossem colocadas; fato que posteriormente aconteceu sob protestos do presidente dos estudantes.

No domingo, mais cinco jogos: Rio Ave 2×0 V.Setúbal (16h); Nacional 1×1 V.Guimarães (17:30h); Benfica 2×1 Gil Vicente (as 17:45h em partida que o time da Luz perdia por 1×0 numa falha de Maxi Rodriguez e conseguiu virar aos 46 e 47 da etapa final); Arouca 1×2 Estoril (18h) e Porto 3×0 Marítimo (19:45h).

A jornada só termina na segunda, dia 26, com o Braga recebendo às 20h o Belenenses.

A 3ª jornada começa às 18h do próximo sábado quando o V.Guimarães recebe o V.Setubal.

As 20h o derby do Alvalade XXI colocando frente a frente Sporting e Benfica.

No domingo mais 5 jogos, sendo 3 às 16h-Marítimo x Olhanense; Arouca x Rio Ave; e Belenenses x Nacional. As 17:45h o Paços de Ferreira recebe o Porto; e às 20h em Barcelos o Gil Vicente recebe o Braga.

A jornada só termina na segunda, dia 2 de setembro, com o Estoril recebendo a Acadêmica às 20h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

O jovem atacante colombiano Montero, autor de 3 gols diante do Arouca e que a principio foi noticiado como negociado por empréstimo de uma temporada pelo Seattle Sounders, foi na verdade comprado por 2,5 milhões de euros, assinando contrato de 5 temporadas com o Sporting. A noticia inicialmente veiculada visava, por força contratual, o não pagamento de indenização financeira ao antigo clube do jogador (Cali), que se saísse do Seattle à época do anuncio os obrigaria a isso.

Benfica

Pelo entrevero com Jorge Jesus ao final da última Taça de Portugal Cardozo foi multado à época em 134 salários mínimos, o que equivale a pouco mais de 65 mil euros.

O goleiro Júlio Cesar, do QPR, era dado ao inicio dessa semana como provável reforço do Benfica pelos jornais britânicos; apesar do salário astronômico que recebe na Inglaterra de mais de 320 mil euros por mês. Mas a noticia caiu por terra nesse final de semana com a reapresentação do jovem goleiro esloveno Oblak, que através de seu empresário houvera avisado o Benfica que não retornaria por achar que seu contrato já tinha expirado, visto que quando o assinou era menor de idade e assim não poderia ter vínculo superior a 3 temporadas. O retorno aconteceu após constatar que quando assinou seu primeiro vínculo com o time da Luz assinou também um segundo contrato que seria registrado assim que completasse 18 anos (como o foi), prendendo-o aos encarnados ate 2016.

Outro que foi anunciado nesse final de semana como reforço por 5 temporadas foi o meio-campista do Olympiacos, Fejsa (de 25 anos e também sérvio); devendo custar aos cofres encarnados um valor entre 4 a 5 milhões de euros; e com multa rescisória fixada em 35 milhões de euros.

Portugueses no Exterior

Jose Mourinho teve uma recepção apoteótica por parte da torcida do Chelsea que o ovacionou entusiasticamente gritando seu apelido “special one” na partida de estreia na qual saiu vencedor frente ao Hull City por 2×0.

Nelson Oliveira está fazendo sucesso no futebol Frances. Em 3 jornadas marcou 3 gols e está entusiasmando o técnico da sua equipe, o Rennes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: