Destaques da Semana: Benfica campeão da Copa Internacional de Clubes Campeões

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares 

Benfica campeão da Copa Internacional de Clubes Campeões

Em sua 3ª participação na Copa Internacional de Clubes Campeões, que reuniu 12 potências do futebol mundial (Real Madrid, Juventus, Bayern, Milan, Manchester United e outros) de 6 países diferentes, e foi disputada em 15 cidades americanas, além de China, Singapura e outras localidades europeias, o Benfica conseguiu começar de pé direito a pré-temporada vencendo as 3 partidas disputadas (3×0 frente ao Chivas, 2×1 frente a Fiorentina e 1×0 frente ao Milan) e conquistar de forma brilhante a taça do torneio, cujo último campeão foi o Tottenham. Como o Manchester United (único que poderia tirar o título do Benfica) não conseguiu nesse sábado frente ao Milan vencer por 4 gols de diferença (resultado que colocaria ambas as equipes com 3 vitórias, mas com os ingleses superando em saldo de gols os encarnados), o Benfica conquistou pela primeira vez a Copa Internacional de Clubes Campeões (Milan e Manchester ficaram no 2×2).

Supertaça Cândido Oliveira

Benfica quebra tabu, goleia Sporting e conquista Supertaça

Benfica e Sporting decidiram nesse final de semana, e pela 6º vez, a Supertaça Cândido Oliveira, que coloca frente a frente os vencedores do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. Um tabu para os encarnados que até então levavam longos 34 anos sem derrotar os leões nessa disputa. Leões que entraram com tudo na 1ª etapa, criando três chances claras de gol evitadas pelas maravilhosas defesas do goleiro Vlachodimos. E seguindo o velho chavão de quem não faz, toma, aos 40 minutos, num contra-ataque pela direita, a bola foi cruzada no lado esquerdo da área leonina encontrando Rafa sozinho, que de primeira e chapa abriu o placar para a equipe encarnada. Com a vantagem no placar o Benfica iniciou a segunda etapa a todo vapor, ampliando a contagem depois de uma bobeira de Mathieu que deixou a bola nos pés de Rafa que cruzou para a conclusão de Pizzi. O segundo gol sofrido desestabilizou por completo o time do Sporting, que não tardou por sofrer mais um. Desta feita Grimaldo, de falta, colocou a bola no ângulo do goleiro Renan, que ainda tocou na mesma, mas sem evitar o desaire. O 4ª gol aconteceu com meia hora do segundo tempo, e novamente feito por Pizzi, que entrou como quis na área leonina, cuja defesa ficou estática. E para fechar com chave de ouro a goleada e conquista da Supertaça, Seferovic chutou para rebote do goleiro Renan e conclusão de Chiquinho. Começa mal a pré-temporada o Sporting, sem vitoria alguma e ainda perdendo de goleada para o arquirrival e na eminência de perder seu maior ídolo, Bruno Fernandes, que deve ser negociado nas próximas horas com o futebol inglês.

Superliga Portuguesa De Futebol

A Superliga da temporada 2019/2020 terá sua arrancada na segunda quinzena de agosto com algumas mudanças relativas a datas dos jogos e horários. Será introduzido o horário de 12:45h para alguns jogos (horário de Lisboa); nas segundas apenas teremos jogos de equipes envolvidas em partidas das Taças Europeias, e, além disso, estuda-se também a utilização da tecnologia da linha do gol e até da linha de fora de jogo, além também da disponibilização de espaços nos estádios para torcedores que desejem assistir a partida de pé.

Eis os jogos da 1° jornada:

Sexta-feira (09/08)

Portimonense x Belenenses (20:30h)

Sábado (10/08)

S.Clara x Famalicão (16:30h)

Gil Vicente x Porto (19:00h)

Benfica x Paços de Ferreira (21:30h)

Domingo (11/08)

Boavista x Aves (16:00h)

Marítimo x Sporting (18:30h)

Rio Ave x V.Guimarães (20:30h)

Braga x Moreirense (21:00h)

A jornada só termina na noite da segunda-feira, dia 12/08 quando às 20:15h o V.Setúbal receberá o Tondela.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Braga

Sá Pinto, técnico bracarense, foi retirado e detido nesse sábado do voo da Ryanair que iria de Faro ao Porto por desavenças com um comissário de bordo, que alegou ter solicitado ao treinador, sem sucesso, que desligasse o celular e recolhesse as pernas que estavam esticadas e prejudicando a passagem na área dos comissários, visto que estava na 1ª fileira de poltronas do voo. Sá Pinto contesta a versão do comissário, alegando que de pronto desligou o celular, embora tenha se recusado a dobrar as pernas visto que sempre compra a poltrona na 1ª fileira para ter maior espaço que lhe permita não ter que viajar com as mesmas dobradas por conta do impedimento de assim viajar, devido a lesões nos joelhos durante sua carreira futebolística. Sá Pinto informou à imprensa que já nesse próximo inicio de semana entrará com um processo judicial contra a empresa aérea e seu funcionário.

Estoril

A Trafic, detentora da maioria acionária da SAD do Estoril, vendeu todas suas ações ao investidor americano e agora presidente da SAD (com perto de 74% das mesmas), Jeffrey Saunders, por 5 milhões de euros. O novo presidente promete investir muito mais na equipe lusa de maneira a elevá-la a uma das principais do futebol português.

Porto

O América do México confirmou em suas redes sociais a venda ao Porto do seu goleiro Marchesin (31 anos), cuja liberação deverá custar aos cofres portistas algo em torno de 7,5 milhões de euros ainda com a hipótese de serem desembolsados mais 2 milhões em casos de metas alcançadas pelo jogador, num contrato por 4 temporadas.

Outro que chega também oriundo do América, é Uribe, meia colombiano de 28 anos que foi comprado por 10 milhões de euros assinando contrato por 4 temporadas.

Sporting

No domingo (28/07), na disputa do Troféu Cinco Violinos, o Sporting foi derrotado em casa pelo Valência por 2×1.

Todos os 44 acusados do ataque a Academia de Alcochete em maio de 2018, incluindo o ex-presidente Bruno de Carvalho, irão a julgamento por decisão do Tribunal de Instrução Criminal. Os crimes a eles imputados vão desde terrorismo a ameaça agravada, sequestro, dano com violência e porte ilegal de arma.

V.Guimarães

Depois de vencer o jogo de ida por 1×0 frente o Jeunesse em Luxemburgo, na última quinta-feira na partida de volta em Portugal os vimaranenses garantiram passagem à próxima fase agora goleando por 4×0. Os jogos da próxima fase serão contra o Ventspils da Letônia, com a 1º partida ocorrendo fora na próxima quinta-feira dia 8 (fora) e 15 (em Guimarães) deste mês.

Braga

O adversário bracarense na 3º pré-eliminatória da Liga Europa será o Brondby da Dinamarca, com os jogos ocorrendo também a 8 (fora) e 15 (em Braga) deste mês.

Portugueses no Exterior

Fernando Santos é um dos 10 técnicos indicados pela FIFA a concorrer ao prêmio de melhor treinador da temporada, em votação que ocorrerá no site da entidade. Os seus concorrentes serão: Klopp (Campeão Europeu pelo Liverpool), Guardiola (bicampeão inglês pelo Manchester City), Deschamps (Campeão Mundial pela França em 2018), além de Tite (Campeão das Américas pelo Brasil), Gareca (Vice-Campeão das Américas pelo Peru), Belmadi (Campeão da Liga das Nações Africanas pela Argélia), Gallardo (River Plate); Pochettino (Tottenham) e Hag (Ajax).

Da mesma forma Cristiano Ronaldo também foi nomeado para concorrer ao prêmio de melhor do mundo ao lado de Hazard, De Jong, De Ligt, Harry Kane, Sadio Mane, Mbappe, Salah, Messi e Van Dijk.

O Flamengo de Jorge Jesus, que houvera perdido por 2×0 para o Emelec do Equador, na partida de ida da Libertadores da América, jogando na última quarta-feira no Maracanã fez 2×0 em menos de 20 minutos (gols de Gabigol), resultado que se manteve até o apito final, levando a decisão para os pênaltis, onde a equipe comandada pelo técnico português foi impecável, vencendo por 4×2 e garantindo vaga para a próxima fase onde agora enfrentará o Internacional de Porto Alegre.

Rafael Leão, que rompeu unilateralmente com o Sporting e assinou com o Lille, acaba de ser negociado com o Milan por 5 temporadas. Especula-se que os italianos tenham desembolsado 30 milhões de euros pelo jogador que ainda é disputado pelo Sporting junto a FIFA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend