Abertura da Copa 2014 será em São Paulo e Fifa tem 1 milhão de solicitações de ingressos

Mundo Lusíada
Com agencias

logo-copa-2014A abertura da Copa do Mundo 2014 ocorrerá mesmo em São Paulo. A garantia foi dada pelo secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, após vistoriar o estádio do Corinthians, o Itaquerão, e verificar que 86% da arena estão concluídos.

“Durante a Copa das Confederações, tivemos uma reunião de emergência, porque tínhamos preocupação com a data de entrega. Olho a minha volta e posso afirmar que o estádio será entregue em tempo não só para a abertura, mas também para os eventos testes”, declarou. A previsão é que a entrega seja feita em dezembro deste ano.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também disse estar confiante na entrega do estádio no prazo previsto. Para ele, a Copa das Confederações mostra o compromisso do Brasil com a entrega das arenas para os jogos. “Fizemos os jogos em seis estádios, dois entregues no prazo e quatro, um pouco depois. Foi um sucesso de público e um êxito técnico. Nossos aeroportos funcionaram, a segurança pública garantiu a integridade dos turistas, da população, de jornalistas, mesmo em meio a grandes manifestações que coincidiram com os jogos”, avaliou.

Ele destacou que, conforme dados de consultorias internacionais, a Copa do Mundo de 2014 pode gerar para o Brasil 3,6 milhões de empregos. Além disso, proporcionará a vinda de 600 mil turistas do exterior, e 3 milhões de brasileiros devem circular pelos estados que receberão os jogos. Entre os legados sociais, Aldo salientou também que o estádio em São Paulo está sendo construído na zona leste, região que tem menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Sobre os demais estádios que faltam ser entregues, o ministro disse que espera um aumento do ritmo das obras na fase de acabamento. “O que nós achamos é que alguns estádios precisam passar pela experiência que os outros estádios tiveram. Como foi o caso de Pernambuco. Só foi possível fazer a entrega porque houve uma aceleração razoável. É isso que nós defendemos para que os prazos sejam cumpridos”, explicou. Ele apontou como atividades que podem ser feitas simultaneamente as instalações elétricas, hidráulica e de elevadores.

Perguntado se a Fifa tem conversado com o governo brasileiro sobre a onda de manifestações que ocorreram durante a Copa das Confederações, o secretário-geral disse que esse tema faz parte dos assuntos tratados, assim como a mobilidade e o uso dos estádios. “Hoje é impossível dizer que nada vai acontecer. Pode haver manifestações. Mais, menos ou nenhuma. O importante é que o COL [Comitê Organizador Local] e o governo brasileiro organizaram os jogos com as manifestações e da mesma forma nós organizaremos a Copa do Mundo”, garantiu.

1 milhão de solicitações de ingressos

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou que mais de 1 milhão de ingressos foram requisitados por cerca de 163 mil torcedores nas primeiras sete horas depois do início das vendas pela internet. As vendas começaram às 7 h de 20 de agosto e o maior número de solicitações é do Brasil, da Argentina, dos Estados Unidos, do Chile e da Inglaterra. Os jogos com maior demanda por ingressos são a abertura, no Itaquerão, em São Paulo, com 168 mil pedidos, e a final, no  Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, com 165 mil. Nos casos em que a procura é maior do que a oferta, como nesses dois jogos, haverá sorteio entre todas as solicitações feitas até o dia 10 de outubro, quando encerra a primeira fase de venda. Ao todo, cerca de 1 milhão de ingressos estão disponíveis na primeira etapa.

Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 1.980, conforme localização das cadeiras e a fase dos jogos. As vendas serão somente pela internet, no portal da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A Fifa ressaltou ainda que, para solucionar uma das principais queixas dos torcedores durante a última Copa das Confederações, adotará duas medidas. No momento da solicitação dos ingressos, o torcedor poderá optar por recebê-los em casa, em qualquer lugar do mundo. Além disso, a entidade abrirá mais centros de distribuição de ingressos em locais de fácil acesso e por um período maior, a partir de 15 de abril do ano que vem. Os custos do envio dos ingressos em domicílio serão informados quando a compra for confirmada, após o sorteio.

A opção do serviço de entrega, no entanto, não vale para meia-entrada, disponível para idosos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família, pois essas pessoas precisarão confirmar, nos centros de distribuição, a informação que dá direito ao desconto. Dos cerca de 1 milhão de ingressos estão à venda na primeira fase, 300 mil são de categoria 4, oferecidos prioritariamente a clientes com direito a desconto.

A segunda fase de vendas ocorrerá de 8 de dezembro de 2013 a 30 de janeiro de 2014. De dia 15 de abril a 13 de julho do ano que vem será possível comprar ingressos de última hora, de acordo com a ordem procura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: