Rio-2016 é oportunidade para empresas lusas, diz ministro

Mundo LusíadaCom Lusa

Foto Ricardo Stuckert / ABr

>> Delegação brasileira comemora, junto ao presidente Lula da Silva, o anúncio do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, feito na Dinamarca.

 

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão uma oportunidade que as empresas portuguesas com negócios no Brasil devem aproveitar, uma vez que têm vantagens competitivas, defendeu o ministro português das Obras Públicas, Mario Lino.

O representante do governo português ressaltou que as empresas portuguesas têm “algumas vantagens competitivas” no mercado brasileiro, como “a língua, uma relação cultural e histórica muito grande” e o fato de conhecerem “bem o Brasil”. “Espero que esta oportunidade seja aproveitada pelas empresas portuguesas. Certamente que o governo fará o que estiver ao seu alcance para que as empresas portuguesas se projetem no Brasil, aproveitando os Jogos Olímpicos”, disse Mário Lino.

Telecomunicações, energia e obras públicas são algumas das áreas em que as empresas portuguesas já estão presentes no mercado brasileiro. Mas a realização da Olimpíada vai trazer, segundo o ministro, oportunidades para desenvolver novas áreas.

Mário Lino citou como exemplo projeto para o trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo, que originou reuniões entre os governos brasileiro e português. “Temos feitos reuniões e os brasileiros estão interessados em conhecer a nossa experiência em matéria de alta velocidade”, disse. Segundo Mário Lino, os brasileiros estão interessados em conhecer a experiência portuguesa em matéria de alta velocidade.Cavaco felicita Lula

O presidente português também felicitou o presidente Luís Inácio Lula da Silva pela escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016, destacando que “Portugal partilha o justificado orgulho e regozijo do povo irmão do Brasil, na convicção de que seria muito difícil encontrar uma candidatura que, para lá do mérito dos seus argumentos técnicos, melhor encarnasse o espírito que preside ao ideal olímpico”, lê-se na mensagem enviada por Aníbal Cavaco Silva, ao presidente brasileiro.

Cavaco Silva lembra ainda que a candidatura do Brasil à organização dos Jogos “contou com o apoio firme e claramente expresso de Portugal”. “Quero transmitir a vossa excelência e a todo o povo brasileiro, em meu nome e no do povo Português, as mais calorosas felicitações”.Embaixador: Diversas melhorias ao Rio

Em entrevista à Agencia Lusa, o embaixador do Brasil em Lisboa, que é carioca, disse que os Jogos Olímpicos de 2016 vão levar melhorias “em todos os sentidos” à cidade nas áreas de infra-estruturas, habitação, saneamento e segurança. “Acho que a cidade vai mobilizar-se, a cidade vai participar, efetivamente, no contexto dos Jogos”, disse em Lisboa o embaixador Celso Vieira de Souza.

Segundo o embaixador, o acontecimento “vai trazer uma consciência de participação num evento de importância mundial, que são os Jogos Olímpicos”, que os brasileiros estavam acostumados somente a ver pela televisão. “Meu sentimento é de imensa alegria, pelo Brasil, alegria pelo Rio de Janeiro, que é aliás a minha cidade natal”, complementou Vieira de Souza, dizendo ainda que, se o Rio de Janeiro realizar bem os Jogos Olímpicos, trará muitas coisas boas para o país.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida, em 02 de outubro, para organizar os Jogos Olímpicos de 2016 pelos membros Comitê Olímpico Internacional (COI), numa votação que ocorreu em Copenhague. Na votação final, os membros do COI optaram pelo Rio Janeiro em vez de Madri, depois de Chicago e Tóquio terem sido excluídas nas duas primeiras votações.Os Jogos Olímpicos de 2016 serão os primeiros realizados na América do Sul. O Rio de Janeiro vai acolher os Jogos Olímpicos dois anos depois de o Brasil receber a Copa do Mundo de futebol.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: