Grupo BMW vai avaliar investimento no Museu da Moto Histórica do Douro

A conceituada marca alemã BMW poderá vir a ter presença de destaque no futuro Museu da Moto Histórica do Douro (MMHD) a construir em Armamar. A empresa vai avaliar, ainda este ano, uma proposta de investimento e colaboração com a futura estrutura através da Fundação MMHD. 

O encontro entre os promotores e o interlocutor da BMW realizou-se na Quinta de São Bento, em Tarouca, ao longo da última semana de setembro, tendo permitido uma detalhada apresentação deste projeto e uma discussão em torno das suas implicações no desenvolvimento da região duriense. 

Ludwig Sauer, da BMW, prometeu empenho nas negociações com os empresários da marca alemã. 

Segundo este responsável, o futuro museu “propõe conceitos muito inovadores e de uma abrangência invulgar ou, mesmo, única, apresentando elevada compatibilidade com os valores e lema da BMW, que giram em torno da evolução, liberdade, tecnologia e estilo de vida”. Ludwig garantiu levar para casa uma imagem positiva do projeto. 

“A paisagem da região é fabulosa e a densidade patrimonial muito atraente para o visitante, que, por certo, ficará fascinado e dividido entre o rio e as montanhas. Penso que aquela estrutura vai ser mais do que um museu. Será também um centro de ciência e uma montra de tecnologias, mostrando a sua evolução ao longo dos tempos e a sua relevante importância em determinados momentos da nossa história. Pelo que vi e conheço do projeto MMHD, este será, sem dúvida, um novo foco de atração turística, podendo ser um motor de desenvolvimento na região”, afirma Ludwig Sauer, que vai levar este tema a discussão ao centro de decisão do Grupo BMW, na Alemanha, com o intuito de que seja estudada uma forma de apoiar este projeto em Portugal.  

Segundo apuramos, em cima da mesa está a intenção de um protocolo entre a Fundação MMHD e o Museu BMW, perspectivando o enriquecimento de futuras exposições, partilha de conhecimento cientifico, assim como apoio financeiro para a viabilização deste projeto. 

Para Ludwig Sauer, as iniciativas associadas ao lançamento internacional do complexo, constituem também um forte incentivo para o envolvimento da marca germânica. A BMW tem já um museu próprio, em Munique, onde está exposta a evolução dos produtos históricos e atuais desta marca, da aviação aos automóveis e motociclos. O museu é o segundo mais visitado da cidade, com mais de 300 mil visitantes por ano. 

De acordo com o presidente da Fundação do MMHD, Amadeu Peixe, o projeto a construir em Armamar, está cada vez mais próximo do ponto de “não retorno” reunindo cada dia novos apoiantes e estabelecendo novas e importantes parcerias. 

Recorde-se que o objetivo deste museu é alcançar cerca de 200 mil visitantes anuais, gerando cerca de 100 empregos diretos. Os terrenos onde a estrutura será construída são adquiridos pela Câmara Municipal de Armamar. Até agora, o projeto recebeu pareceres favoráveis por parte de várias entidades, destacando o Ministério da Cultura, o IPM/RPM, Região de Turismo Douro-Sul, Instituto de Turismo de Portugal e várias autarquias da região. O objetivo dos promotores é reunir a cumplicidade de 21 autarquias durienses, prosseguindo em simultâneo a sua apresentação e divulgação além fronteiras. 

Amadeu Peixe revelou ainda que, em Setembro, apresentou uma candidatura à CCDR-N na expectativa de obter co-financiamento para a conclusão dos estudos de alcance estratégico do MMHD. “Sendo assim, é muito pertinente acelerar o voto de confiança das restantes autarquias neste estruturante projeto”, finaliza Amadeu.

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