Exportações de vinhos portugueses sobem em 2020 impulsionadas pelo Brasil

Mundo Lusíada
Com agncias

As exportações de vinhos portugueses cresceram 5,3% em volume, no ano passado, e 3,2% em valor para 846 milhões de euros, impulsionadas pelas vendas para o Brasil, segundo dados do INE, citados pelo Governo.

“As exportações dos vinhos portugueses tiveram, no ano passado, um comportamento muito positivo, registrando um assinalável acréscimo, quando comparado com 2019. Assim, e segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2020, verificou-se um aumento não só no volume, 5,3%, mas também no valor, 3,2%, com um resultado de 846 milhões de euros, mais 26 milhões de euros do que no anterior”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

O Brasil, França, EUA, Reino Unido e Canadá foram os mercados que mais contribuíram para estes resultados. De janeiro a dezembro, as exportações para o Brasil avançaram cerca de 26,5% em volume e 23,5% em valor para os 68 milhões de euros.

Já as destinadas aos EUA progrediram, no período em causa e face a 2019, 13,5% em volume e 3,1% em valor, totalizando 92 milhões de euros.

Por sua vez, as exportações de vinhos portugueses para o Reino Unido ascenderam 26,9% em volume e 16,2% em valor para 90 milhões de euros.

No Canadá registrou-se um acréscimo de 6% em volume e 4,9% em valor para cerca de 50 milhões de euros. Foi também no Canadá onde se registrou o melhor preço médio, com cerca de 3,64 euros por litro.

No mercado comunitário, o destaque vai para França, que registrou 110,5 milhões de euros, seguido pela Alemanha (47,5 milhões de euros) e os Países Baixos (47 milhões de euros).

No entanto, em França, registrou-se uma descida de 2% em termos de volume, “em ciclo com o mercado comunitário, que apresenta um decréscimo de 11,1% em volume”.

De acordo com o executivo, a quebra das exportações para o mercado comunitário foram compensadas com as destinadas aos países terceiros.

A ministra da Agricultura defendeu que estes resultados refletem “o bom desempenho do setor, a sua capacidade de resiliência e adaptação, mas também as medidas que, a todo o tempo, o Governo apresentou em 2020” para minimizar o impacto da pandemia de covid-19.

Maria do Céu Antunes sublinhou que o ministério “teve um papel ativo, agiu rapidamente, criando previsibilidade aos viticultores e às empresas do setor”.

Festival no Brasil

No final de 2020, supermercados de todo o Brasil, e-commerces, empórios e importadoras dedicaram suas prateleiras aos vinhos portugueses durante o primeiro Festival Vinhos de Portugal no Brasil, que movimentou o mercado, elevando em 32% as vendas de rótulos portugueses no último trimestre do ano passado.

Além de uma programação com aulas exclusivas do consultor Carlos Cabral, que soma 50 anos de trabalho no mundo do vinho, o festival contou com um concurso especial: as melhores decorações e ações online ganharam viagens para Portugal, escolhidos por um júri composto por representantes da ViniPortugal e da Opal Publicidade, responsável pela implementação do festival.

A Ortifruti, OBA – Loja Espírito Santo (ES) e Pão de Açúcar – Loja Washington Luiz (SP), além do Safra Mundo (SP) e Irani Supermercados (PR) foram os vencedores.

Um colaborador de cada estabelecimento irá a Portugal visitar alguns dos principais marcos históricos da capital, Lisboa, e participar como jurado das degustações do evento “Concurso Vinhos de Portugal”, que escolhe os melhores vinhos deste país. A viagem está prevista para abril, com data a confirmar e sujeita a alterações, tendo em vista a evolução da pandemia do novo coronavírus.

“O Festival Vinhos de Portugal no Brasil atuou efetivamente para aumentar o conhecimento e o consumo de rótulos portugueses no País, pois além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, também participaram estabelecimentos do Pará e do Amapá, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste”, celebra Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

“Esta é a primeira vez em que é realizado um festival de vinhos desta magnitude no Brasil, indo onde o consumidor está neste momento, nos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. Promovemos o vinho em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo, realizamos capacitação para centenas de profissionais e nossa meta é atender todo o território nacional no futuro”, resume Alfredo Rente, presidente da Opal.

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