Comissão Europeia mais pessimista que Governo estima inflação de 8% este ano em Portugal

Da Redação com Lusa

A Comissão Europeia reviu em alta a previsão da taxa de inflação em Portugal este ano, para 8%, mais pessimista que a estimativa de 7,4% do Governo, mas abaixo da média da zona euro, de 8,5%.

Numa altura de acentuada crise energética e em que os preços da energia pressionam a inflação, o executivo comunitário revê em alta as estimativas sobre a Índice de Preços no Consumidor (IPC), que no caso de Portugal se fixa nos 8% este ano, caindo para 5,8% em 2023, segundo as previsões macroeconômicas divulgadas esta sexta-feira.

Estas percentagens comparam com uma previsão de taxa de inflação na zona euro de 8,5% este ano e de 6,1% no próximo e de, respectivamente, 9,3% e de 7% para o conjunto da União Europeia, de acordo com os dados hoje publicados.

INE revê em baixa inflação de outubro para 10,1%

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 10,1% em outubro, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à estimativa divulgada no final desse mês, a mais alta desde maio de 1992, anunciou hoje o INE.

“Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa é inferior em 0,1 pontos percentuais à estimativa rápida divulgada a 28 de outubro, embora a diferença tenha sido efetivamente de apenas 0,01 pontos percentuais”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registrou uma variação homóloga de 7,1%, taxa superior em 0,2 pontos percentuais à registada em setembro. Segundo o INE, “este é o valor mais elevado registrado desde janeiro de 1994”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: