Autoridades marcam presença no lançamento da Câmara Portuguesa de Sergipe

Mundo Lusíada

Aconteceu neste dia 18 de janeiro o lançamento da Câmara Portuguesa de Sergipe, no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju. Sergipe é sede da 19º Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. A unidade regional da entidade é constituída a fim de estabelecer um elo entre as relações luso-brasileiras em diferentes âmbitos empresariais.

O evento foi prestigiado pelo Governador do estado, Fabio Mitidieri, pelo Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana. Ainda, recebeu o Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, juntamente com o Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Abreu, e o Presidente da Câmara Portuguesa de Sergipe, José Gabriel Macedo Beltrão Filho, e toda a diretoria dessa unidade da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB).

Com foco no desenvolvimento econômico do estado, a Câmara de Comércio, Serviços, Indústria e Turismo Brasil Portugal – Sergipe vai atuar no fortalecimento da integração entre os setores comerciais, de serviços, industrial e de turismo no estado através da aproximação entre empresários de todos os segmentos apresentando oportunidades de negócios entre os países de língua portuguesa.

Em seu discurso, o prefeito Edvaldo Nogueira reforçou a importância da instalação da Câmara em Sergipe. “Este é um momento histórico para o nosso estado. Com essa iniciativa, abre-se um novo canal que antes era consolidado, apenas, com o governo federal. As relações internacionais podem ser fortalecidas a partir dos entes federados também. Todos os estados brasileiros têm potencialidades extremas para serem evidenciadas, abrindo portas fundamentais para o desenvolvimento e para o progresso, e Sergipe é um exemplo disto”, destacou.

Da mesma forma, o governador Fábio Mitidieri, ressaltou que o atual governo, “embora tenha começado há pouco, já tem trabalhado para mostrar Sergipe e seus potenciais para outros países nas mais diversas áreas, a exemplo da agricultura, do turismo e do petróleo e gás”. “Aqui, hoje, queremos reforçar esse objetivo e mostrar que Sergipe está aberto para o mundo e para as relações bilaterais”, salientou.

O embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, reiterou sua satisfação pela iniciativa que “fortalece a rede de comércio de Portugal no Brasil”. “Dar aos Estados e Municípios brasileiros a oportunidade de conhecer Portugal e vice-versa, é o que queremos, pois essa ação abre uma grande janela de oportunidades, de investimentos. Acreditamos no potencial desta Câmara”, disse.

Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Abreu destacou que, com a constituição da unidade regional de Sergipe, a entidade alcança a 19ª sede, cujo foco é “realizar um trabalho de aproximação entre as economias locais, de cidades e estados brasileiros, com Portugal”. “Estamos unindo Prefeitura da capital, Governo e Embaixada, isso mostra a seriedade e a força desta Câmara para mostrar Sergipe ao mundo”, afirmou.

Empossado presidente da unidade no Sergipe, José Gabriel Macedo Beltrão Filho disse que a Câmara será “um instrumento de apoio à sociedade empresarial sergipana,  e um braço de apoio do Governo e da Prefeitura para trazer desenvolvimento para Sergipe, através desta relação bilateral”. “Atuaremos para fortalecer a integração entre os setores comerciais, de serviços, industriais e de turismo através da aproximação entre empresários de todos os segmentos, apresentando oportunidades de negócios entre os países de língua portuguesa”, pontuou.

A diretoria da unidade regional de Sergipe irá exercer suas atividades por dois anos, tendo como primeiro ato a assinatura da Carta de Intenção entre a Câmara Portuguesa e o Governo do Estado.

O governo do estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC) e da Secretaria de Turismo (SETUR), estabeleceu um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio, Serviços, Indústria e Turismo Brasil-Portugal/Sergipe (Câmara Portuguesa de Sergipe). O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social do estado, através da atração de investimentos e fomento de novos empreendimentos e atividades produtivas, além de ampliar as atividades de comércio exterior e incentivar a internacionalização e exportações de empresas sergipanas.

Participaram também da solenidade o vice-governador Zezinho Sobral, o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Aracaju, Hallison Souza, o vereador Pastor Eduardo e a deputada estadual eleita, Lidiane Lucena.

Capital

O prefeito Edvaldo Nogueira ainda recebeu, em seu gabinete, o embaixador Luís Faro Ramos, e o presidente da Federação das Câmaras, Armando Abreu. Durante a visita de cortesia, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira, eles conversaram sobre o estreitamento de laços, futuras parcerias e sobre a possibilidade de investimentos portugueses na capital sergipana.

“Neste momento em que o Brasil vive, de retomada econômica, é fundamental que os entes federados busquem o fortalecimento de relações internacionais também para que o país avance, não apenas o governo federal”, destacou o prefeito.

Com relação às possíveis parcerias, Edvaldo lembrou também a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e ressaltou que a nova pasta poderá “ser um importante caminho para a atração de investimentos em áreas com grande potencial, como a tecnológica”. “A partir desta nova secretaria e desta aliança que se concretiza hoje, poderemos enviar delegações sergipanas para Portugal, assim como receber delegações portuguesas em nosso estado para, a partir desses intercâmbios, conhecermos os novos mercados, atraindo investimentos, principalmente para Aracaju em áreas como o turismo, desenvolvimento econômico e tecnologia. Além disso, criaremos oportunidades para a troca de conhecimentos. Não tenho dúvida que novas perspectivas se abrirão, a partir de agora”, frisou.

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo relembrou ainda as ações que são executadas pela Frente para fortalecer as relações com entidades portuguesas, através de associações, e informou, ainda, sobre a viabilização de uma delegação de prefeitos à Portugal, no mês de abril, para conhecer as potencialidades portuguesas e fortalecer, ainda mais, as relações luso-brasileiras. “Inclusive, através deste acordo que foi firmado entre a Câmara Portuguesa e o Governo, vamos ver também sobre a possibilidade da formação de uma delegação de empresários sergipanos que possa fazer essa primeira viagem para o estreitamento dos laços”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: