Atividade econômica e consumo privado continuam a recuar em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O indicador coincidente para a atividade econômica manteve em junho a descida iniciada em outubro e o indicador para o consumo privado também recuou, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

“Em junho, o indicador coincidente mensal para a atividade econômica manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2017. O indicador coincidente mensal para o consumo privado diminuiu face ao mês anterior”, referiu o supervisor financeiro.

O indicador coincidente mensal para a atividade económica recuou para 1,9%, face aos 2,1% de maio, enquanto o indicador coincidente mensal para o consumo privado diminuiu para 2,0%, em comparação com os 2,1% de maio.

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconômico.

Multas

O BdP ainda divulgou que instaurou 34 processos de contraordenação e decidiu 39 durante o segundo trimestre de 2018, aplicando multas de mais de 273 mil euros.

“Dos 39 processos decididos, 25 respeitam a infrações de natureza comportamental, 10 respeitam a infrações de natureza prudencial, duas respeitam a infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, uma respeita a atividade financeira ilícita e uma respeita a infrações às regras em matéria de recirculação de numerário”, diz em comunicado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: