Tarouca celebra cultura das freguesias em livro

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Tarouca foi o local escolhido para a apresentação pública do livro “A Heráldica e os Monumentos Nacionais do Concelho de Tarouca”, da autoria de Isaac Reis Proença. A obra contempla a história e a tradição heráldica do município.

Ígor Lopes, de Portugal

Segundo o autor, a idéia foi compilar a heráldica das dez freguesias de Tarouca, como forma de conhecer o seu valor histórico. A publicação, que conta com 126 páginas e seis capítulos, é utilizada como instrumento para preservar a história cultural de cada freguesia do concelho. No âmbito deste trabalho, foi feito também um levantamento do Património Arquitectónico privado existente no município.

 

Ígor Lopes

Para o presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Mário Ferreira, a obra é de interesse público, dada as informações históricas do concelho que a publicação apresenta. O autarca aproveitou para enaltecer o autor pela sua iniciativa e convidou-o a novos desafios. O edil lançou ainda um repto aos presidentes de Junta de Freguesia presentes no local, pedindo-lhes que todas as bandeiras das dez freguesias de Tarouca fizessem parte da decoração do Salão Nobre dos Paços do Município, como símbolo de unidade concelhia.

Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de Tarouca, Flávio Sarmento, admitiu que a obra de Isaac Proença afigura-se como um documento de inestimável valor concelhio.

O evento contou ainda com a presença da historiadora Amélia Albuquerque e do escritor César Luís de Carvalho, que foi o responsável pela apresentação do livro.

Para finalizar, o autor, de 67 anos, garante estar preparado para se debruçar sobre a história e a cultura de outros concelhos.

Note-se que Isaac Proença é também autor de “Salzedas ao correr da pena”, “A freguesia de Salzedas” e “Tabela das Pensões Mensais de Aposentação dos Funcionários Públicos”, sendo co-autor da colectânea “Vozes do Douro”, 2003 e 2004, e “Histórias do Vale Encantado”, 2005 e 2006.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: