Portugal recebe evento anual do Fórum Ibero-Latino-Americano das Artes

Da Redação

A GDA – Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes, é anfitriã do grande evento anual do Fórum Ibero-Latino-Americano das Artes (FILAIE), que acontece em Cascais de 31 de Outubro a 2 de Novembro. A entidade de interesse público, sem fins lucrativos, tem por objetivo a gestão coletiva dos Direitos dos Artistas (atores, bailarinos e músicos).

A GDA é membro fundador da FILAIE – Federação Ibero-Latino-Americana de Artistas, Interpretes e Executantes, presidida pelo Maestro Luis Cobos, que foi criada em Lisboa em 1998, agrupando todos os artistas músicos da Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela, e as respectivas entidades de gestão coletiva de direitos dos artistas na área da música.

O evento anual de 2011 da FILAE decorrerá no Hotel Grande Real Villa Itália, em Cascais, nele se integrando o Congresso, a Assembleia-geral, a reunião dos grupos especializados e do Conselho Directivo. No encerramento, um jantar na Casa do Artista (Galeria Raul Solnado e Auditório Armando Cortez), em Lisboa, será seguido de um espetáculo, a cargo do Quorum Ballet – Coreografias Contemporâneas sobre Fados Tradicionais.
 
Na oportunidade, serão distinguidos membros honoríficos Simone de Oliveira, Luiz Francisco Rebello, Fernando Alvim e Rui Vieira Nery, pelos seus incontornáveis percursos profissionais, artísticos e humanos e pelo enorme contributo que têm prestado na defesa da cultura, das artes, do direito dos artistas, da propriedade intelectual e da promoção e desenvolvimento das atividades artísticas e culturais.

Diante da adesão já manifestada pelos artistas da América Latina e da Península Ibérica à candidatura portuguesa do Fado a Patrimônio Imaterial da Humanidade, a FILAIE irá divulgar a sua Mensagem de Apoio, conferindo maior expressão a esta posição, a nível internacional.

A GDA, que foi fundada em 1995, para além da gestão dos direitos dos Artistas, onde se inclui a cobrança dos seus Direitos Conexos e a sua distribuição pelos seus titulares ou herdeiros, está também empenhada em contribuir para um maior esclarecimento tanto dos Artistas como da opinião pública sobre os Direitos de Propriedade Intelectual.

Deixe uma resposta