“Mudamos pelo que Fazemos” presente na segunda edição do Book 2.0 em Lisboa

Por Ígor Lopes

 

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) promoveu a segunda edição do Book 2.0, no Museu do Oriente, em Lisboa, Portugal. Uma iniciativa dedicada a debater o futuro dos livros, que teve lugar nos dias 5 e 6 de setembro.

O programa contou com conversas com diversos nomes de influências em cenários distintos, no ramo literário e não só, como o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro Paulo Rangel, o humorista Ricardo Araújo Pereira, assim como Madalena Sá Fernandes, Jeneva Rose, Hugo van der Ding, Jeff Goodell, Rachel Lynn Solomon, Rafael Gallo, o Psicólogo Eduardo Sá, e muitos outros. O evento decorreu no âmbito da Festa do Livro em Belém, um encontro entre autores, livreiros e leitores entre os dias 5 e 8 de setembro, nos Jardins do Palácio de Belém, numa organização da Presidência da República de Portugal e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

O Prof. Dr. Ivandro Soares Monteiro, psicólogo clínico e professor universitário português e um dos autores convidados como participante, aproveitou a oportunidade para explicar os contornos da sua mais recente obra literária “Mudamos pelo que Fazemos”.

“O livro, lançado em 2023, segue já na sua segunda edição, procurando promover mudanças significativas na vida dos seus leitores, oferecendo insights sobre como lidar com as dificuldades através de reflexões sustentadas na ciência psicológica e na filosofia estóica, utilizando metáforas e referências culturais como os super-heróis e Rocky Balboa”, frisou este especialista.

No âmbito do Tour do livro, há uma última palestra-espetáculo ainda este ano, baseada na obra do psicólogo Ivandro Soares Monteiro, aberta ao público na quinta-feira, dia 3 de outubro, pelas 21h30, no Estúdio Latino, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, cujo objetivo é “aumentar o sentido de responsabilidade individual e reduzir a perspetiva de vitimização”.

O evento terá moderação do jornalista e chefe de redação do jornal on-line “Bom Dia”, Luís Cruz, e uma componente musical assegurada pela guitarra portuguesa de Carlos Semedo.

Recorde-se que o evento Book 2.0 tornou-se referência nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2023, quando Lisboa abriu portas à primeira edição do que foi o maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa, liderado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), responsável também pela organização da Feira do Livro que anualmente reúne milhares de visitantes na capital.

Na altura, essa primeira edição esteve integrada na Festa do Livro de Belém que se realizou de dia 31 de agosto a 3 de setembro, quando houve reflexões sobre o melhor que os livros nos trazem e como podem prosperar. Que lugar ocupa a leitura no protagonismo dos ecrãs, nas lentes da sustentabilidade e no espelho da representatividade? Foram debatidos os principais desafios que a indústria enfrenta, apontando caminhos para os ultrapassar, através das vozes de grandes escritores e pensadores da atualidade e do mundo.

 

Deixe uma resposta