Por Odair Sene
Da Redação
No domingo, dia 25 de agosto a Casa de Portugal de São Paulo realizou um evento inédito na rua, em frente à entidade localizada à Av. da Liberdade. Foi o “Festival da Cultura Luso-Brasileira – Festa de Rua” que teve início às 10h da manhã e termino lá pelas 18h30 com uma vasta programação iniciada com uma Solenidade de abertura; Apresentação do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello; Apresentação de peça de teatro; novamente o folclore do Pedro Homem de Mello; Apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal; Apresentação musical do Wallace Oliveira; Apresentação musical da Letícia Ferreira, seguida do Márcio Gomes, Maria Emília e do Jorge Fernando.
A elogiada fadista Letícia Ferreira (ligada à Casa de Portugal) escreveu numa rede social dizendo que “É no silêncio que a alma canta, e minha alma transborda de gratidão. Participar do primeiro festival de rua da cultura luso-brasileira, 500 Anos de Camões, foi uma experiência mágica. A alegria de cantar tanto no Grupo Folclórico da Casa quanto como fadista foi indescritível”, disse ela citando os demais artistas presentes neste dia frio, porém bastante animado.
Casa Ilha da Madeira fez grande festa para a Padroeira Nossa Senhora do Monte
No dia 18 de agosto de 2024, a Casa Ilha da Madeira em São Paulo, entidade representativa da comunidade madeirense, presidida por José Manuel Dias Bettencourt, foi o cenário de uma comemoração vibrante e devota em honra à Nossa Senhora do Monte. O evento reuniu membros da comunidade madeirense, fiéis e entusiastas da cultura portuguesa, criando um ambiente de devoção, cultura e confraternização.
Após a celebração religiosa, os participantes foram convidados a mergulhar em uma festa repleta de tradições madeirenses. Barracas de comidas típicas ofereciam uma gama de delícias culinárias, como bolo do caco, espetada, carne de vinha d’alhos e outras especialidades que capturaram o sabor da Ilha da Madeira. Doces tradicionais, como bolo de mel e broas de mel também fizeram sucesso, adoçando ainda mais o evento.
A animação cultural ficou por conta dos grupos folclóricos que trouxeram danças e músicas tradicionais da Madeira. Vestidos em trajes típicos, os dançarinos encantaram o público com suas apresentações vibrantes, transportando todos para as paisagens e festividades da ilha.
A festa em homenagem à Nossa Senhora do Monte na Casa Ilha da Madeira, edição 2024 foi um sucesso, reunindo centenas de pessoas em um dia de fé, cultura e confraternização. Para todos que participaram, o dia 18 de agosto ficará marcado como um momento especial de união e devoção. Como em todas as festas da entidade, tivemos sorteios de vários prêmios! Veja as fotos deste evento e informações sobre o próximo evento marcado para 22 de setembro: festa da Primavera (clique aqui).
Almoço do Vilas de Portugal teve música com “Os Tugas” e folclore da casa
Ver essa foto no Instagram
No domingo, dia 25 de agosto o Grupo Folclórico Vilas de Portugal recebeu seus convidados para uma tarde muito animada para o evento “Vilas em Festa” com seu tradicional bacalhau, entre outras opções, apresentação do G.F. Vilas de Portugal e muita animação com “Os Tugas da Concertina”.
A entidade publicou numa rede social os agradecimentos aos convidados: “Queremos agradecer ao público presente de forma especial, foi lindo ter vocês conosco. Os elogios foram muitos à nossa cozinha e bacalhau e vê-los aplaudindo as apresentações de pé não tem preço”.
Agradecimentos também para a amiga Natália Paiva, que apresentou o Rancho e aos “Tugas” – @ostugasdasconcertinas que deram um show, os meninos tocam muito e animam o vira livre. “A festa foi linda, reunindo folcloristas, amigos e visitantes”, referiu o Vilas na sua publicação. O próximo evento da Casa acontece no final do mês, dia 29 de Setembro. Acompanhe as publicações pelo Instagram e fique por dentro da agenda: @ranchofolcloricovilas
Roda Roda Vira recebeu o Vilas de Portugal e Os Tugas das Concertinas
Na segunda feira, dia 26 de agosto o Roda Roda Vira Podcast, apresentado semanalmente pela Elyana Martins, nas dependências da Casa de Portugal SP; recebeu integrantes do Rancho Folclórico Vilas de Portugal, com participação de “Os Tugas das Concertinas”, que estiveram junto no domingo (25) na sede do Vilas, onde se realizou um almoço.
Em sua rede social a direção do Vilas agradeceu a oportunidade de poder contar sobre os 40 anos do Vilas de Portugal. “Com nosso baluarte e fundador Ivan foi memorável. Nosso Presidente Daniel Garcia, nossa Secretária e componente Eliana e sua filha Mariana, e a nossa componente Tâmara, abrilhantaram a participação representando todos os demais membros do Vilas, a Priscila que é nossa componente e Diretora de Relações Públicas ajudou nessa parceria e intermediou essa possibilidade que deu certo e já está nos deixando com saudades”, disse o Vilas em sua postagem valorizando ainda a parceria com Os Tugas das Concertinas que se cruzam em suas histórias e fazem perpetuar suas tradições com muito respeito. “A memória de várias pessoas que fazem o Folclore Português ser um legado que vale a pena passar para frente”, diz a entidade.
Presidente da Federação das Câmaras se reúne com presidente da Câmara Luso-brasileira
No final do mês de agosto o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Carlos Lopes e Otacílio Soares, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira, estiveram reunidos para discutir a troca de experiências na gestão e definir as atividades a serem desenvolvidas em parceria.
Durante o encontro, os líderes abordaram estratégias para fortalecer a cooperação entre as câmaras, visando ampliar as
oportunidades de negócios e fomentar relações comerciais entre Brasil e Portugal. A reunião também serviu como plataforma para compartilhar boas práticas e identificar áreas de interesse comum que possam resultar em iniciativas conjuntas de grande impacto para ambos os países. A colaboração entre as duas entidades promete trazer benefícios significativos para as comunidades empresariais luso-brasileiras, consolidando ainda mais os laços entre os dois países, segundo a FCPCB.
Confira mais na Edição digital n.595 >>