Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa, mais uma vez

Da Redação

 

Lisboa conquista o prêmio de Melhor Destino MICE da Europa, em 2024, na 5.ª edição dos World MICE Awards, realizada no úiltimo dia 4, em Ho Chi Minh, no Vietnã. Esta é a segunda vez consecutiva que Lisboa ganha a distinção europeia, tendo competido com cidades como Atenas, Berlim, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris e Vienã.

O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) contribui significativamente para as receitas do turismo e para o consequente desenvolvimento da cidade. A localização estratégica, as infraestruturas modernas e versáteis, os excelentes acessos e a oferta cultural diversificada, consolidaram Lisboa como um dos principais destinos europeus para a organização de eventos.

Para a diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL), Paula Oliveira, “a conquista deste prêmio é um reconhecimento do trabalho coletivo para posicionar Lisboa como um destino de referência a nível global, que contribui significativamente para a criação de receitas e emprego, bem como para a reabilitação do patrimônio.”

Em 2023, foram contabilizados 151 eventos associativos no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), organização que monitoriza a realização de eventos globalmente. Desde 2019 e até 2022, Lisboa conquistou o 2º lugar nos rankings europeu e mundial. Em 2023, com diferença de apenas um congresso para o 2º lugar a nível mundial, Lisboa foi a 2ª cidade europeia com mais eventos contabilizados.

Os World MICE Awards reconhecem a excelência na indústria MICE e premiam destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas que se destacam no setor, informa Associação Turismo de Lisboa.

Destino com ar limpo

Já Funchal, capital da Ilha da Madeira, foi eleita a oitava cidade europeia com o ar mais limpo. O resultado foi divulgado no último relatório da Agência Europeia do Ambiente, publicado no final de agosto, que trouxe um ranking completo com mais de 350 cidades europeias.

De acordo com o relatório, o ranking é feito por meio da medição de partículas finas, em que é analisado o ar poluente com maior impacto na saúde em termos de morte prematura e doença. A pesquisa revela que Funchal apresenta 4,4 microgramas de partículas finas por metro cúbico.

O presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, destaca a importância deste ranking. “Os visitantes de todos os mercados estão cada vez mais exigentes. Sobretudo no pós-Covid 19, sentimos que a segurança sanitária, a natureza e as atividades ao livre são fatores tidos em conta nas escolhas de viagens e, assim, estes indicadores são muito relevantes também para a atividade turística da Madeira, reafirmando-a como um destino de qualidade em vários níveis e, em particular, em termos ambientais”.

Funchal oferece uma rica combinação de atividades culturais, históricas e naturais. Com muitas opções de bares, restaurantes e passeios, a capital da Madeira é tranquila, segura e repleta de belezas naturais. Vale a pena reservar algumas horas do roteiro para fazer um tour a pé pela região e conhecer mais a fundo o famoso Mercado dos Lavradores, a Catedral de Funchal, o Museu CR7 e o Jardim Monte Palace, além de se aventurar na descida dos Carros de Cesto, passeio icônico na Madeira.

Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, de cenários de montanhas, vales e penhascos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Palácio do Governo Regional, Funchal. Foto Turismo da Madeira

 

Deixe uma resposta