Mundo Lusíada com Lusa
A seleção portuguesa de futebol arrancou a edição de 2024/25 da Liga das Nações de futebol com uma vitória 2-1 sobre a Croácia, em jogo da primeira jornada do Grupo A1, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
Diogo Dalot, logo aos sete minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 34, deixaram Portugal com uma vantagem de dois gols, mas a Croácia reduziu ainda antes do intervalo, ao beneficiar de um gol na própria baliza de Diogo Dalot, aos 41.
Com este triunfo, Portugal e Polônia comandam o grupo, com três pontos, depois de os polacos vencerem em casa da Escócia por 3-2, no outro jogo desta primeira jornada.
Portugal vai defrontar a Escócia no próximo domingo, em encontro a ser disputado igualmente no Estádio da Luz.
CR7
Esta foi mais uma partida histórica para o craque Cristiano Ronaldo, que marcou o seu gol de número 900.
Ovacionado pela torcida no Estádio da Luz, CR7 comemorou emocionado essa marca em campo, e chega assim aos seus 1238 jogos, sendo o maior artilheiro em atividade do mundo.
“Foi emoção. Parece que é uma marca qualquer, mas só eu e as pessoas que estão à minha volta é que sabem o quão difícil é trabalhar diariamente para estar bem física e psicologicamente e chegar ao golo 900. É uma marca única na minha carreira e foi com muita emoção que comemorei esse golo. Representa muito. Era o número que queria alcançar há bastante tempo e sabia que iria consegui-lo, porque, como continuo a jogar, aconteceria de uma maneira natural” declarou ele à Lusa ao final da partida.
“Já ganhei dois troféus por Portugal, algo que queria muito. O que vier por acréscimo é espetacular. Agora, eu não me motivo por essas razões, mas por desfrutar do futebol a cada momento. Os recordes vêm de forma natural. Eu não bato recordes, estes perseguem-me. Estou feliz, mas o mais importante é frisar o trabalho da equipa. Depois daquilo que fizemos no Euro2024, tínhamos de deixar uma boa imagem e foi aquilo que fizemos”.
O companheiro de equipe Bruno Fernandes também comentou o feito. “Nós parámos de contar os gols, mas ele não e ainda bem. É mais um recorde para ele e para Portugal. É mais uma ocasião em que ele eleva o nosso país ao patamar mais alto. Tudo aquilo que conquistou ao longo dos anos fala por si. Não há necessidade de muitas palavras para descrevê-lo”.
Também o treinador Roberto Martinez deixou comentário ao CR7. “O Cristiano dá sempre que falar, mas o importante é o seu compromisso pela seleção e o exemplo que é para os outros jogadores e as gerações mais jovens. É um goleador, um jogador muito inteligente na área e golo de hoje mostra esses movimentos de alto nível. É alguém que precisamos de utilizar. Parabéns pelos 900 golos. Foi muito bom para os adeptos poderem ver um momento tão importante, ainda para mais no dia de homenagem a Pepe”.
A partida desta quinta-feira começou com uma homenagem ao Pepe que anunciou encerramento da carreira em agosto.