Pintura une Lúcia Rêgo e Maria Reis na Régua

O Salão Nobre da Câmara Municipal do Peso da Régua foi palco entre os dias 5 e 8 deste mês da exposição de pintura “O sentido dos sonhos…”, da autoria de Lúcia Rêgo e Maria Reis. 

Elas são duas fortes amigas, unidas muitas vezes pela mesma paixão: a arte da pintura. Frequentam um atelier de pintura orientado por Avelina Vieira da Silva. Servem-se da sua alegria e entusiasmo para expressar a delicadeza e o sabor da vida.  

Talvez por isso, e por ser marca característica dessas duas pintoras, as telas expostas mostraram múltiplos sentimentos e emoções, norteados pela cor, luz, alegria, prazer, sonhos, flores e frutos, como se do paraíso se tratasse. Através das suas pinturas podemos degustar ainda alguma nostalgia e encantamento, muita ilusão e, sobretudo, vontade de aprender a fazer. 

Para os que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dessas duas artistas plásticas, fica a impressão de que os seus trabalhos são a tradução perfeita de um sentido abstrato do mais real dos sonhos. Mesmo assim, Lúcia e Maria Reis apresentam diferentes estilos de pintura, mas garantem fidelidade quando o assunto é sonhar. 

Segundo Lúcia Rêgo, “a pintura serve de trampolim entre o relaxamento e a harmonia da vida”. 

Por seu turno, Maria Reis diz ter encontrado, através da pintura, “o caminho para a ilusão e para a fantasia da vida, saltitando de cor em cor e saboreando cada peça de fruta como fragmentos diários de disposição e sensibilidade”. 

Note-se que Lúcia Rêgo nasceu em Vila Real, em 1965, mas, atualmente, vive no Porto. Possui Mestrado em Ciência do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 

Maria Reis nasceu onde desagua o rio Douro, em 1962, e, atualmente, vive em Vila Nova de Gaia. É licenciada em Psicologia, na área de Consulta de Jovens e Adultos da F.P.C.E.U.P. 

As duas artistas plásticas já participaram em várias exposições coletivas, nomeadamente no Museu Teixeira Lopes (2000), no Auditório Municipal de Vila Nova Gaia (2002) e na Biblioteca Municipal de Perosinho, em Vila Nova de Gaia (2003, 2004, 2005).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: