“Os Degredados”-Expedições portuguesas representadas no Centro Cultural

 

Expedições portuguesas representadas no Centro Cultural São Paulo

 

Da redação

 

As primeiras expedições marítimas portuguesas, uma viagem para o Brasil no século XV. Este é o cenário da produção teatral “Os Degredados – Projeto Redescobrindo o Brasil”, de Simone Alessandra, que permanece em cartaz no Centro Cultural São Paulo, de 6 de junho a 12 de julho.

 

A peça tem o intuito de mostrar como aconteceram as grandes expedições marítimas no tempo Del Rei, desde o recrutamento dos marujos até a chegada dos navios ao outro continente. O enredo sai da corajosa e brava história contada sobre os navegadores marítimos, e traz personagens lendários e desconhecidos nos livros de história.

 

Para sua realização, o grupo se engajou numa pesquisa, de quase dois anos, sobre as expedições portuguesas e espanholas. Dessa forma, foi possível construir uma estória em cima de histórias reais, trazendo personagens desconhecidos como marujos e grumetes, assassinos e degredados que fizeram parte das embarcações. “O mais fascinante é que o texto, por mais absurdo e fantasioso que pareça ser, foi baseado em fatos reais, assim trouxemos à cena a verdadeira função da dramaturgia, que é tornar verossímil o que parece inverossímil” divulga Alessandra, diretora do grupo.

 

A idéia para criação do projeto partiu do pouco conhecimento do brasileiro sobre a história do Brasil e a formação do país, na visão do grupo. Para o dramaturgo Alex Moletta, é preciso redescobrir o passado dos brasileiros. “Conhecer o passado do nosso Brasil, nos faz reconhecer nosso presente e escrever nosso futuro de maneira digna”.

 

A peça, que já ficou em cartaz por um ano, volta a ser apresentada agora no Centro Cultural São Paulo. Uma parceria entre a Cia. Fatídicos, a Cia. Foco de Teatro e a Cia. Teatro no Pires, o espetáculo já foi visto por mais de seis mil pessoas, nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, São Caetano e São Rafael.

 

Premiado no Festival Nacional de Teatro em Limeira, a produção também comemora dez anos de trabalho da Cia. Fatídicos de Teatro no ABC. A volta aos palcos faz parte do Projeto Teatro Jovem, na sua estréia no Centro Cultural São Paulo, com patrocínio da Petrobrás.

 

Sinopse

Século XVI. Lisboa. Três marujos são condenados à forca. Depois de uma tempestade, um navio desaparece no mar. Desespero, fome e sede. Um continente novo. Terra de Santa Cruz, terra do “misterioso Bacharel de Cananéia” e dos índios que lutavam a seu comando. Só os condenados conhecem essa história perdida e um juiz fará de tudo para arrancar isso deles. Grande, aventurosa, trágica, fantasiosa… Uma visão bem humorada, contada por homens desconhecidos, revelando parte de um Brasil esquecido e perdido no tempo.

 

Os Degredados – Projeto Redescobrindo o Brasil

Direção: Simone Alessandra

Dramaturgia: Alex Moletta

www.osdegredados.kit.net

 

Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa

De 06 de junho a 12 de julho

Terças e quartas às 20h00

Rua Vergueiro, 1000 Paraíso – São Paulo – SP

[email protected]

 

Prefeitura Municipal de São Paulo / Secretaria Municipal de Cultura / Centro Cultural São Paulo / Cia. Fatídicos de Teatro / Cia. Foco de Teatro da Cooperativa Paulista de Teatro /

Patrocínio: Petrobrás

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: