Mostra de Cinema da América Latina em cartaz em Lisboa com indicação brasileira ao Óscar

Da Redação
Com Lusa

Cinema São Jorge é um dos locais que exibem produções do Festival de Animação de Lisboa. Foto: Divulgação

‘El abrazo de la serpiente’, do colombiano Ciro Guerra, eleito o melhor filme de 2015 na Colômbia, abre nesta quinta-feira a Mostra de Cinema da América Latina, no cinema São Jorge, em Lisboa.

O filme, sobre um encontro entre um xamã, último sobrevivente de uma tribo perdida na selva, e dois cientistas que procuram uma planta sagrada, foi premiado em Cannes, em Veneza, em Buenos Aires, acaba de conquistar o prémio de melhor longa-metragem da Colômbia e é candidato a uma nomeação para os Óscares.

A propósito da exibição de ‘El abrazo de la serpiente’, a Mostra de Cinema da América Latina propõe um debate sobre o cinema latino-americano, na quinta-feira, na Cinemateca, com a presença de vários convidados, entre os quais o ator Jan Bijvoet, protagonista do filme colombiano.

A sexta edição desta mostra, organizada pela Casa da América Latina, contará com nove filmes, a exibir até domingo. Pela primeira vez, o ciclo de cinema terá uma edição também em Loulé, nos dias 28 a 31 de janeiro.

O programa inclui ainda dois outros filmes que são candidatos a uma nomeação para o Óscar: ‘A que horas ela volta?’ (Brasil), da realizadora Anna Muylaert, e “El clan” (Argentina), de Pablo Trapero.

O primeiro é sobre a vida de uma mulher, doméstica em casa de uma família abastada, que acaba por ser responsável pela educação do filho do casal para quem trabalha. O segundo inspira-ne na história do clã Puccio, que ficou conhecido nos anos 1980, por se dedicar ao sequestro e assassinato de pessoas.

‘Francisco de Buenos Aires’, documentário de Miguel Arias sobre o papa Francisco, e a ficção “Campo Grande”, da realizadora brasileira Sandra Kogut, são outros dois filmes selecionados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: