Luso-brasileiros discutem novos rumos da Cartografia

 

Da Redação Mundo Lusíada

Acontece em Lisboa, entre 25 e 26 de outubro, o II Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.

O objetivo é criar um fórum de discussão pública, entre especialistas do Brasil e de Portugal das áreas cartográfica, cartografia urbana e temática, e de história, sobre novas tecnologias de diversas áreas do conhecimento, tendo a importância especial da Cartografia Histórica.

A organização é do Instituto Geográfico Português, com a parceria do Exército Português, através da Direção de Infra-estruturas do Exército (DIE) e do Instituto Geográfico do Exército (IGeoE), e do Arquivo Digital de Cartografia Urbana e ainda do eGeo-Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, e da Sociedade Brasileira de Cartografia.

Pretende-se ainda promover a "cooperação com os países de língua oficial portuguesa com vista à preservação do seu conhecimento científico e cultural com as comunidades portuguesas existentes em países estrangeiros no intuito de nelas conservar e desenvolver o sentimento e os interesses da nacionalidade portuguesa e o culto da lusofonia" traz a organização.

Como uma ciência, a Cartografia Histórica é uma ferramenta e uma tecnologia que contribue em diversas áreas do conhecimento, e agora com a realização do evento, pretende-se encontrar novos rumos de ação, para um moderno processamento da informação cartográfica.

"Num mundo em que a palavra chave, em termos tecnológicos, é a mudança e inovação, há que estar a par das novas formas de preservação digital" informa o IGP.

O evento acontece no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e abordará o tema "Cartografia Histórica: Novos Rumos". O prazo para apresentação de Comunicações foi prorrogado para 9 de setembro.

Mais informações no site IGEO.

Deixe uma resposta