Jaime Gama participa nas comemorações dos 200 anos da chegada da família real

Da Redação

André Kosters – 17.jul.06/Lusa Portugal

>> O Presidente da Assembléia da Republica, Jaime Gama, acompanhado pelo Diretor da Biblioteca Nacional, Jorge Couto, durante a visita a mostra bibliográfica comemorativa do 10 Aniversario da CPLP, em Julho 2006, Lisboa.

 

O presidente luso da Assembléia da República, Jaime Gama, iniciou neste 11 de maio uma deslocação ao Brasil para participar das comemorações dos 200 anos da vinda da Corte Portuguesa ao país.

As comemorações parlamentares do bicentenário da chegada da família real tiveram início em Lisboa, na Assembléia da República, no mês de março, quando o presidente brasileiro da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e uma comitiva de representantes do Legislativo participaram da conferência internacional dedicada ao tema.

Neste mês, Jaime Gama e a delegação de deputados portugueses que o acompanham visitam, no Rio de Janeiro, a exposição “Um novo Mundo, um novo Império: a Corte Portuguesa no Brasil”. Na ocasião, Jaime Gama, deve se encontrar com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani.

Nesta segunda dia 12, já em Brasília, o presidente da Assembléia da República e o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil inauguram a exposição “As origens do Estado Nacional – das Cortes Gerais ao Parlamento Brasileiro”.

Os representantes do Legislativo dos dois países ainda abrem a conferência internacional “As origens do Estado Nacional – das Cortes Gerais ao Parlamento Brasileiro”, que decorre na Câmara dos Deputados até terça-feira.

A conferência, com a participação de historiadores portugueses e brasileiros, é formada por três painéis: “O Brasil como sede do Império Colonial Português”, “A Corte Portuguesa no Brasil” e “O Estado Joanino”.

Neste dia 13, Jaime Gama encontra-se com o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Ainda, será recebido pelo presidente brasileiro Lula da Silva na mesma terça-feira, regressando a Portugal à noite.

Acompanham o presidente português da Assembléia os deputados Osvaldo de Castro, presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Liberdades e Garantias, Henrique de Freitas, presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, e Miranda Calha, presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional.

A delegação é integrada também pelos deputados José Lello, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil e Correia de Jesus, vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil. Com Agencia Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend