História e Fado tem encontro marcante na Casa de Portugal de São Paulo

Da Redação

Foto: Luis Almeida
Foto: Luis Almeida

As obras literárias; “Trago o fado nos sentidos”, organizada por Heloísa Duarte Valente e “Vida e Obra do Comendador Montenegro”, da historiadora Sônia Maria de Freitas, foram lançadas na noite de 25 de setembro, na biblioteca da Casa de Portugal de São Paulo.

O primeiro livro é resultado de um intercâmbio internacional promovido pelo MusiMid com pesquisadores pertencentes ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade de Aveiro e outros pesquisadores convidados, com uma ampla pesquisa sobre o fado no Brasil.

A segunda obra lançada, da historiadora Sônia Maria de Freitas, narra a vida do imigrante português João Elisário de Carvalho Montenegro, que em 06 de fevereiro de 1867 trouxe 29 lousanenses para fundar a Colônia Nova Louzã, nas proximidades de Espírito Santo do Pinhal, cidade do interior do Estado de São Paulo. Natural de Vila Lousã, distrito de Coimbra, Portugal, Montenegro foi um empreendedor antiescravagista no tempo do Império e inovou usando exclusivamente mão de obra livre e assalariada na sua fazenda, no tempo em que o trabalho escravo era predominante no Brasil. Homem de ampla visão, com ideias democráticas e humanistas muito avançadas para a época, foi também um grande incentivador da cultura e da educação no Brasil e Portugal.

Abrilhantando a noite na Casa de Portugal de São Paulo, apresentaram-se as fadistas Adélia Pedrosa, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria de Lourdes e ainda o fadista Antonio Carlos, acompanhados pelos músicos Alexandre Matis e Igor Eduardo. O evento produzido por Sônia Freitas teve a coordenação de Maria dos Anjos Oliveira, diretora cultural da instituição.

Na coletânea “Trago o fado nos sentidos”, dedicada à memória e ao significado do fado, traz textos de estudiosos de diversas áreas – da Musicologia à História, passando pela Antropologia e pela Comunicação – e dos dois lados do Atlântico, na contribuição para os estudos sobre a cultura luso-brasileira a partir da música. No livro, entre os participantes também está Sonia Maria de Freitas, autora do capítulo “Vozes do Fado em São Paulo”. Ela apresenta biografias e fotos de Adélia Pedrosa, Antonio Carlos, Dam Felix, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria de Lourdes, Maria Alice, Sebastião Manuel e Terezinha Alvez.

A obra “Vida e Obra do Comendador Montenegro”, da historiadora Sônia Maria de Freitas, ao custo de R$ 40,00, pode ser solicitada pelo site da autora em www.memoria-historia.com.br. De acordo com a autora, a obra também será lançada em breve em Espírito Santo do Pinhal e na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã, Portugal, com previsão para 30 de abril de 2014.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: