Gonçalo Tavares ministra oficina na Tarrafa Literária

José Luiz Tahan (em pé, à esq) e Gonçalo Tavares.
José Luiz Tahan (em pé, à esq) e Gonçalo Tavares.

Por Ronaldo Andrade

Um dos grandes nomes da Literatura Portuguesa, o escritor Gonçalo Tavares esteve em Santos para participar da 7ᵃ edição da Tarrafa Literária, onde ministrou oficina sobre criação e linguagem no dia 25 de setembro, realizada no Sesc, além de participar de bate papo no Teatro Guarany, no dia 26, ao lado do escritor Bernardo Carvalho.

De acordo com Gonçalo, o ato de escrever está relacionado, entre outros, ao isolamento, e por isso que evita atender celular e navegar na internet durante o processo de criação, e mesmo quando está em viagem ao estrangeiro procura sempre estar a escrever. Outra dica que o escritor ofereceu é sobre a diferença entre escrever e publicar, ou seja, quem escreve deve ter primeiro a preocupação em criar, para depois publicar ou não a obra.

Para o livreiro José Luiz Tahan, organizador da Tarrafa Literária, é muito importante a participação o autor no evento: “Devido à sua carreira internacional e também por ser um grande divulgador da Língua Portuguesa”, afirmou Tahan, que também é proprietário e editor da Realejo Livros & Edições, que acaba de lançar ‘Os Sapatos – Histórias do Senhor Valéry’, obra de Gonçalo Tavares voltada ao público infanto-juvenil, com ilustrações de Rachel Caiano.

Realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, o evento é considerado o maior festival literário do estado de São Paulo. Vale ressaltar também a presença na Tarrafa Literária do escritor, ilustrador e músico português Afonso Cruz, autor de vários livros, entre eles a obra ‘A Contradição Humana’.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: