Festival gastronômico do país quer ser maior do mundo

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Ministério do Turismo promoveram uma amostra da diversidade gastronômica do Brasil em 66 cidades de 23 estados brasileiros. É o Brasil Sabor, o maior festival culinário que aconteceu do dia 17 ao dia 23 de março.

O ministério investiu cerca de R$ 1 milhão no festival, e ainda contou com parcerias como o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Mobilizaram-se mais de mil restaurantes para a ação. Em Pernambuco, cerca de 70 estabelecimentos estiveram inscritos.

O presidente da Abrasel, Leonardo Lamartine, espera que o Brasil Sabor seja incluído no livro dos recordes como maior festival gastronômico do mundo. “Queremos fazer um acervo da culinária nacional e incentivar a criação de novos pratos, para mostrar ao mundo que o Brasil tem uma gastronomia diversificada, que representa um atrativo turístico” explicou.

Cada restaurante participante do Brasil Sabor elaborou um prato específico com ingredientes próprios de cada estado ou região. Os mesmos pratos ainda foram comercializados nos próprios estabelecimentos a preços promocionais, e de cada prato, um real foi destinado à campanha do Fome Zero. Correio do Brasil

 

APP propõe sessões de leitura nas comunidades portuguesas

Leitura além mar

A Associação de Professores de Português (APP), no sentido de promover junto dos alunos, da escola e da sociedade a idéia de que ler é importante, convida professores e escolas, em Portugal e nas comunidades portuguesas no estrangeiro, a organizarem sessões de leitura nas aulas de português.

Os professores e escolas participantes no Projeto convidarão encarregados de educação, vizinhos da escola, antigos alunos ou personalidades relevantes a visitarem uma sala de aula, de 27 a 31 de Março (em Portugal, última semana de aulas do 2º período), e lerem um texto por si escolhido.

Este projeto deve proporcionar aprendizagens eficazes nos alunos e, na sociedade, o desenvolvimento de uma idéia favorável à leitura. A APP publica na Web (www.app.pt/lc) uma Página de apoio a este projeto, com lista de discussão, textos de apoio, guião de atividades e lista de turmas participantes.

Em 2004 a 1ª edição deste projeto envolveu cerca de 350 turmas em 60 concelhos portugueses e nas escolas portuguesas de 4 países estrangeiros, segundo a APP. Os números de 2005 foram semelhantes em Portugal mas aumentaram no estrangeiro. Autarcas, vizinhos, empresários, encarregados de educação, militares, ministros, membros do clero, diplomatas, deputados e eurodeputados, antigos alunos e estudantes voltaram à escola para ler os textos que escolheram e para transmitir o gosto pela leitura.

"Muitos professores enviaram relatos que nos incitam a continuar este projeto. A APP apóia e apela a todos os professores de português para que desenvolvam este Projeto educativo" divulga a associação.

Associação de Professores de Português

[email protected]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: