Festival de música brasileira chega a Portugal em junho de 2024

Da Redação

Nos dias 1 e 2 de junho, o Coala Festival atravessa o Atlântico para realizar a sua primeira edição fora do Brasil. A estreia internacional será em Cascais, Portugal, e já tem Gilberto Gil confirmado na sua programação.

“O Coala Festival nasceu em 2014 com a proposta de ser um grande palco para a nova música brasileira em um contexto no qual a maioria dos festivais tinha foco em artistas e bandas internacionais. Viramos referência no Brasil e, agora, vamos levar essa identidade para Portugal com foco não apenas na música brasileira, mas na música em língua portuguesa como um todo, unindo as pontas do triângulo África, Portugal e Brasil” comenta Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.

A proposta desta primeira edição portuguesa é ampliar os horizontes e entregar um line-up que combina a música brasileira com a lusófona. Para isso, além de Gabriel Andrade, o Coala Festival Portugal também conta com a curadoria de Kalaf Epalanga – músico e escritor angolano e um dos fundadores da banda Buraka Som Sistema, premiada com o MTV Europe Music Awards na categoria Melhor Artista Português.

“Fortalecendo a música brasileira desde 2014” foi das frases que circularam com força pela edição do Coala Festival 2023. E traduz a forma e o propósito como foi concebido, até a curadoria e a experiência proporcionada para o público e para o artista.

Anualmente, os organizadores do Coala pensam em maneiras de superar o evento anterior e, como a marca chega à sua décima edição em 2024, o desafio está lançado em proporções ainda maiores, o que inclui também uma expansão geográfica. Em São Paulo, o Coala Festival já tem data agendada: a comemoração de uma década acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina. Antes, contudo, o Coala atravessa o Atlântico para realizar a sua estreia internacional em Cascais.

“A música brasileira é o que nos move e o que trouxe o Coala Festival até aqui. Sempre trabalhamos para fortalecer os artistas nacionais. Viramos referência no Brasil e, agora, temos a missão de levar a nossa identidade para Portugal. É um passo muito importante para gente”, comenta Gabriel Andrade.

Segundo ele, quando se completa 10 anos de caminhada, expansão é algo inerente à importância e aos feitos conquistados ao longo deste período. Não à toa, o Coala Festival partiu de um evento para se tornar uma marca de música, que, em 2023, foi anunciada como Coala Music. Com a intenção de fortalecer os artistas nacionais em outras frentes – para além do festival –, o Coala Music abriga as seguintes iniciativas: Coala Records (selo de música), Coala Management (gerenciamento de carreira de artistas), Coala Studios (conteúdo e consultoria), AKQA Coala.Lab (uma agência criativa com a AKQA) e Coala TV (canal digital de conteúdo de música).

Em breve, mais novidades sobre a edição brasileira e portuguesa do Coala 2024.

 

Serviço:
Coala Festival Portugal
Data: 1 e 2 de junho de 2024
Local: Cascais, Portugal

Coala Festival Brasil
Data: 6, 7 e 8 de setembro de 2024
Local: São Paulo, Brasil

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: