Fado é candidato a Patrimônio Cultural Imaterial em 2010

Mundo LusíadaCom Lusa

 

A candidatura do fado à Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) "deverá ser apresentada durante o primeiro semestre de 2010", segundo a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira. "Desde 2005 que estamos a trabalhar na preparação da candidatura, aguardando agora a publicação pelo Governo da portaria que regulamenta a apresentação e formalização do processo. Saída esta portaria apresentaremos a candidatura à Unesco", explicou.

Sara Pereira afirmou que, a partir de outubro, inicia-se um plano editorial que inclui a reedição "de algumas das fontes fundamentais para a história do fado". As obras lançadas terão estudos prévios de um musicólogo e um antropólogo. No planejamento está prevista a publicação do Catálogo da Discografia de Fado entre 1902 e 1926, um estudo da equipe de pesquisadores do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, coordenada por Salwa el-Shwan Castelo-Branco.

ColeçãoUma seleção de entrevistas com "figuras marcantes" da história do fado realizadas desde 2005 será editada em dezembro de 2010. A publicação contará com "notas de apresentação do Conselho Consultivo do Fado". Este conselho funciona em conjunto ao Museu do Fado. "O fado no ensaio e na ficção. Antologia das abordagens ao fado por escritores e pensadores relevantes da Cultura portuguesa (1850-1950)" é outra obra que está programada.

A linha editorial agendada inclui o lançamento de partituras impressas e de transcrições de partituras manuscritas de fado, poesias, iconografia e material sonoro. No campo da poesia estão três antologias, uma delas inteiramente dedicada aos poemas interpretados por Amália Rodrigues, fadista conhecida como "a voz de Portugal".

Para a iconografia do fado está haverá uma coletânea de capas ilustradas, sob os cuidados de Sara Pereira. Além disso, gravações históricas de 1940 a 1960 serão compiladas em um CD "sob a chancela da candidatura".

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: