Exposição no Rio reúne elementos do trabalho do arquiteto português Souto de Moura

Da Redação

A exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” inaugura no dia 22 de março 2023, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e fica patente até 21 de maio.

Para a mostra do Rio de Janeiro, foi selecionado um conjunto de obras da mostra realizada em 2019, na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Portugal, dedicada ao arquiteto português Eduardo Souto de Moura.

A curadoria de Nuno Graça Moura procurou destacar um conjunto de elementos de trabalhos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspectos. Desenhos, anotações pessoais, material fotográfico, fotografias de maquetes e outros documentos serão apresentados rigorosamente conforme constam no arquivo, sem manipulação ou qualquer omissão.

Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, Souto de Moura é um dos mais importantes arquitetos portugueses da atualidade.

No quadro desta exposição, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), em parceria com o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Brasília, promove uma programação paralela para amplificar o debate sobre a obra de Souto de Moura e a importância da preservação de acervos arquitetônicos.

Participam desta promoção o CAU do Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) nacional e o seu departamento do Rio de Janeiro, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Serão três debates: o primeiro, no dia 22 de março, terá como tema “Memória”.

Andrey Schlee, diretor do departamento de Patrimônio Material do IPHAN, Pablo Benetti, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, abrem a exposição e o primeiro encontro dedicado ao tema.

Participam, como conferencistas, Nadia Somekh, presidente do CAU/BR, Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, Maria Elisa Batista, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, e Jorge Figueira, professor no Departamento de Arquitetura – Universidade de Coimbra.

Nos dias 5 e 19 de abril, respectivamente, às 17h00, decorrem os encontros dedicados a “Projectos” e “Obras”, na Sala dos Archeiros, no Paço Imperial.

A apresentação da exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” no Paço Imperial é uma parceria do Camões – CCP em Brasília com a Casa da Arquitectura (Matosinhos, Portugal) e com o Paço Imperial.

A exposição conta com o patrocínio da Petrogal (JV Galp | Sinopec) e o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Reprodução / Camões

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: