Em São Bernardo: Mostra e peça teatral relembram Tarsila do Amaral

Entre 4 e 6 de maio, acontece no bairro Rudge Ramos a peça "O Sol Nasceu para Todos", em conjunto com a mostra de telas da pintora modernista, um material que faz parte do acervo da família da artista.

Esta é uma parceria entre o Grupo Mahle, com o projeto de Responsabilidade Social "O sol nasceu para todos" e a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O grupo Mahle – que adquiriu há alguns anos a Metal Leve – tem metalúrgica no Bairro Paulicéia. O projeto já foi executado nas outras unidades do grupo empresarial, em Mogi das Cruzes, Indaiatuba e Itajubá.

O ciclo teve início em março, com atividades pedagógicas relacionadas à artista. Em apoio, foi composto vídeo, livros e outros materiais emprestados pela Midiateca do Centro de Formação de Profissionais de Ensino (Cenforpe), da Secretaria de Educação e Cultura do Município. A conclusão acontece em 8 de maio, com oficina especial sobre a artista, ministrada a 30 professores da Escola Municipal de Iniciação Profissional (Emip).

A peça, de 45 minutos de duração, de autoria de Patrícia Secco e direção artística de Vany Alves, terá a participação especial da sobrinha neta da pintora, que tem o mesmo nome da artista: Tarsila do Amaral.

Segundo a professora Mara Santa Fé, a proposta da peça é enfatizar o perfil psicológico forte e autônomo de Tarsila do Amaral e transmitir para as crianças e os adolescentes que, não é preciso buscar igualar-se a alguém para ter uma colocação no mundo. "Todos têm oportunidade, sendo o que são, com sua personalidade e suas idéias", diz Mara.

A professora conta que a artista estudou na Europa, sofreu influência dos artistas europeus, mas no retorno ao Brasil fez questão de desenvolver um estilo próprio brasileiro, a ponto de merecer dos amigos o apelido de "caipirinha", por usar cores consideradas "caipiras", como verde, amarelo, rosa e azul. Sua tela mais famosa, Abaporu – um ícone nacional -, foi pintada nas cores verde, amarelo e azul. "O sol nasceu para todos" Tarsila do Amaral no Teatro Lauro Gomes R. Helena Jacquey, 171 Rudge Ramos – São Bernardo do Campo SP Informações (11) 4368-3483

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: