Diplomas de Engenharia entre UFRJ e Universidade do Porto serão revalidados em até 30 dias

Da Redação

O Diretor da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, professor João Falcão e Cunha, recebeu das mãos da diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli-UFRJ), professora Cláudia Morgado, o primeiro diploma revalidado, em cerimônia que celebrou o Acordo Bilateral de Reconhecimento e de Revalidação de Diplomas de Graduação nas Áreas de Engenharia entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antes do acordo, cada pedido de revalidação de diploma implicava em demorada análise curricular por parte das universidades. Daqui para frente, a partir de análise já realizada nos currículos de ambas instituições, os diplomas serão revalidados no prazo máximo de 30 dias úteis.

“O processo de revalidação do diploma é o que faculta a ida de um profissional para atuação em outro país. Esse acordo irá economizar até seis meses em todo procedimento e será um passo fundamental para futuras colaborações entre os países. Posteriormente podemos chegar na posição de alcançar um possível duplo diploma, como já acontece com a L’École Polytechnique, na França. É uma conquista para os atuais, futuros e ex-alunos”, comenta a professora Cláudia Morgado.

Já o diretor da Universidade do Porto diz que o acordo irá aproximar ainda mais as relações entre Brasil e Portugal, além de contribuir para o desenvolvimento de ambas as sociedades.

“Para os estudantes dos dois países, a iniciativa será uma oportunidade importante, que irá possibilitar uma melhor circulação entre os países. A iniciativa é boa não só para as pessoas, mas também para empresas e organizações, que precisam de engenheiros bem qualificados. Só conseguimos concretizar esse projeto porque temos confiança mútua na capacidade de ensino, investigação e inovação das instituições. É uma honra estar aqui e participar desta revalidação na área de Engenharia”, avalia João Falcão e Cunha.

Estão contemplados pelo acordo os seguintes cursos de graduação de Engenharia da UFRJ: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Eletrônica e Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais.

Da Universidade do Porto, os cursos que fazem parte são os de Engenharia com o mestrado integrado de Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (exceto o ramo de Telecomunicações), Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Poli-UFRJ

Classificada entre as melhores universidades públicas do Brasil, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) tem sua trajetória intimamente ligadas ao desenvolvimento científico, cultural e tecnológico brasileiro. Suas origens vêm de 1792, sendo o primeiro curso regular de Engenharia das Américas e a mais antiga instituição de ensino superior do Brasil.

A Poli-UFRJ também é classificada como uma das melhores instituições de engenharia do último Exame Nacional de Cursos de Ensino Superior (ENADE), liderado pelo Ministério da Educação do Brasil, tendo alcançado o grau 5.0 (o mais alto) na maioria dos seus cursos de Engenharia. Este exame avalia a qualidade do ensino em uma escala que varia de 0 a 5 e compreende a qualidade do corpo docente, instalações e laboratórios, atividades de pesquisa e um exame formal, aplicado aos alunos.

Já a Universidade do Porto recebeu este ano o maior contingente de sempre de estudantes estrangeiros no ano letivo, o que “reflete o sucesso da estratégia de internacionalização que vem pautando a vida da instituição ao longo da última década”.

O Brasil é o país mais representado, superando pela primeira vez a barreira dos mil estudantes (1.021) na U.Porto. A instituição é uma das 28 portuguesas que aceitam o Enem para ingresso de brasileiros nos cursos de graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend