Cia. de São Vicente participa de Festival Internacional de Teatro em Portugal

Da Redação

Cabral_SantaremA premiada Cia Histórias do Baú da Cidade de São Vicente participa do FITIJ – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude de Santarém nos dias 25 e 27 de setembro, durante turnê internacional.

A Cia se apresenta nas cidades de Almerím, Cartaxo e Chamusca, com sessão especial no Museu da Marioneta de Lisboa no dia 26, o maior centro de referência do teatro de bonecos de Portugal.

A estreia em terras estrangeiras foi no último dia 06, com a apresentação da Oca do Curumim, espetáculo para crianças, em Vila do Conde, Portugal, no evento Memórias da Festa.

O espetáculo ganhou forma com pesquisas sobre a tradição oral dos povos da floresta no Brasil. Cultura e hábitos que são transmitidos de geração a geração com a narração de histórias fantásticas e tem direção, cenografia, bonecos e textos de Amauri Alves, Henrique Alves e Beatriz Alves.

O elenco tem participação de Tamirys O‘hanna e de Henrique Dias Alves, que também é o assistente de direção. Os grafismos indígenas dos personagens e cenários foram criados pelo ilustrador André Reis. Produção de Tereza Dias, Carolina Dias Alves Carol Dias e Leonardo Dias Alves. Comunicação Visual de Tiago Monteiro e André Reis.

A peça
Curumins e cunhataís são convidados para uma assembléia guarani. Vestindo cocares, sentam-se ao redor de Pajé Eçaim e da índia Jacytatá.

Os antigos povos explicavam o porquê das coisas com histórias, os fenômenos da natureza com fantasia e imaginação. Histórias que viraram lendas.

E no centro de ocara, de olhos e ouvidos bem abertos, as crianças ouvem e se encantam com as lendas do universo indígena brasileiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: