Santo André promove palestra sobre exportação em Cabo Verde

País africano importa 95% do que consome e representa oportunidade para empreendedores da cidade no ABC Paulista.

Da Redação Mundo Lusíada

Uma palestra no ABC Paulista, sobre negócios em Cabo Verde, atraiu uma centena de empreendedores que ouviram a explanação do Cônsul de Cabo Verde em São Paulo. Promovida em conjunto com a Prefeitura de Santo André, a comunidade caboverdiana tem uma estreita ligação com o poder público local.

Cerca de 100 empreendedores assistiram, na manhã de 25 de fevereiro, uma palestra sobre oportunidades de exportação para Cabo Verde, promovida pelo Departamento de Relações Internacionais e Captação de Recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) da Prefeitura de Santo André.

O Cônsul de Cabo Verde em São Paulo, Aguinaldo Rocha, abordou durante o seu pronunciamento a nação africana, composta por conjunto de 10 ilhas a oeste do Senegal, citando desde o descobrimento pelos portugueses, no século XV, até sua independência em 1975.

“Cabo Verde vem crescendo ininterruptamente desde sua independência, há 25 anos, o que abre possibilidades promissoras de comércio bilateral”, destacou Rocha. Para o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Captação de Recursos da Prefeitura de Santo André, Álvaro Ferreira, potenciais parcerias são promissoras principalmente em relação aos embarque de produtos industrializados. “As exportações brasileiras para Cabo Verde foram inferiores a US$ 30 milhões no ano passado. Isso significa um campo a ser explorado, principalmente para Santo André e região!”, destacou Ferreira.

Santo André é a 15ª cidade que mais exporta no Estado de São Paulo e a 57ª cidade brasileira neste indicador, de acordo com o Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos da Prefeitura Santo André (DISE). A performance se deve à atuação de suas 120 empresas exportadoras. Com 500 mil habitantes, Cabo Verde importa 95% do que consome.

Desde 1997 Santo André é considerada a cidade-irmã de São Nicolau, em Cabo Verde. Cerca de 400 emigrantes e descendentes vivem no Brasil. O Brasil presta a Cabo Verde amplo programa de cooperação técnica, principalmente nos campos da formação profissional, da educação superior e da saúde. Em convênio com a cidade de Santo André, existem atualmente mais de 80 estudantes em formação superior na cidade.

Deixe uma resposta