Portugal e Macau promovem intercâmbio de estagiários e alunos de Turismo

Da Redação

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participa no 43.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, em Macau, para promover a ida de estagiários para Portugal, para capacitar o País na recepção de turistas chineses.

“Vou ter encontros com investidores de Macau e reuniões com o instituto de formação para dinamizarmos o intercâmbio de alunos e de estagiários para levarmos para os hotéis portugueses que, neste momento, querem receber chineses”, disse a Secretária de Estado.

Ana Mendes Godinho acrescentou que estas medidas permitirão ajudar a capacitar a oferta hoteleira portuguesa para estar preparada para receber melhor o mercado chinês. “Os estágios são para o que antecipamos de crescimento”, referiu a Secretária de Estado, sublinhando que “o mercado chinês é o futuro”, e Portugal precisa garantir a capacitação da sua oferta.

O número de hóspedes chineses em Portugal cresceu 40% nos primeiros nove meses de 2017, face ao período homólogo de 2016. Sobre novas ligações para a Ásia, Ana Mendes Godinho lembrou que este ano já se conseguiu uma “vitória histórica”, o voo direto entre Lisboa e Pequim, “uma conquista enorme, demonstração clara do crescimento do mercado chinês em Portugal”.

“Este voo direto muda o paradigma da operação, porque Portugal deixa de estar completamente dependente da entrada e saída dos aeroportos em Espanha”, afirmou a Secretária de Estado, acrescentando: “As operações podem ser feitas de uma forma muito mais equilibrada, com a divisão dos dias entre Portugal e Espanha”.

Mobilidade na CPLP

Ainda no próximo dia 29, o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Comissão Temática da Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia dos Observadores Consultivos e o Fórum da Juventude da CPLP organizam uma conferência subordinada à temática da mobilidade acadêmica e juvenil na Comunidade, na sede da Organização.

A conferência “Mobilidade Acadêmica e Juvenil na CPLP – Desafios e Soluções” reúne presidentes dos conselhos nacionais da juventude dos Estados membros, associações de estudantes acadêmicos e universidades.

O evento tem como objetivo contribuir para uma maior mobilidade na CPLP, mediante o levantamento e partilha de obstáculos e ações empreendidas para ultrapassá-los, no sentido de partilha de boas práticas empreendidas por variados atores sociais.

A Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026), aprovada em Brasília, no âmbito da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, destaca a importância de reforço da atuação da Organização no setor da Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sublinhando o fato de a comunidade ser uma plataforma de intercâmbio, inclusão e partilha entre os Povos, que ambiciona promover um espaço de Mobilidade e Circulação, reforçando o sentimento de Cidadania, declarando o estabelecimento de mecanismos que facilitem a circulações de pessoas entre os Estados membros – em consonância com os Acordos de Brasília.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: