Governo de Cabo Verde presta homenagem a José Augusto do Rosário

Mundo Lusíada

No último dia 15 de dezembro, esteve em Santo André (no ABC paulista) o Sr. Embaixador de Cabo Verde em Brasília, José Pedro Chantre, com a missão de condecorar o caboverdiano José Augusto do Rosário, ex-Presidente da Associação Caboverdiana do Brasil, com a “Medalha de Mérito”, outorgada pela Presidência da República de Cabo Verde, como um dos últimos atos do Presidente Jorge Carlos Fonseca.

“De acordo com o Decreto Presidencial No. 28/2021, em reconhecimento ao contributo inestimável do esforço meritório, na divulgação promoção e na construção e afirmação da cultura e dos valores da nação é condecorado com a Medalha de Mérito o Sr. José Augusto do Rosário.” traz publicação do Boletim Oficial da República de Cabo Verde (de 29 de outubro de 2021).

“O Presidente da República confere a José Augusto do Rosário a Segunda Classe da Medalha de Mérito em reconhecimento pela sua contribuição na promoção, na preservação e fortalecimento dos laços que unem a comunidade cabo-verdiana à Mãe Pátria, na afirmação de uma cultura própria e na construção da identidade nacional cabo-verdiana”, refere o diploma.

No evento que decorreu em Santos André, estavam presentes o Embaixador de Cabo Verde em Brasília, José Pedro Chantre, o Cônsul Geral de Cabo Verde em São Paulo, Emmanuel Rocha, o Presidente da Associação Caboverdiana, Rogério Santos, diversos amigos e familiares, bem como integrantes da comunidade caboverdiana do Estado de São Paulo.

De São Nicolau para o Brasil

José Augusto do Rosário nasceu em Covoada, São Nicolau, emigrou para o Brasil em 1963, aos três anos de idade. Graduado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), especializou-se em Mercado de Capitais. Trabalhou no Mercado Financeiro por 26 anos como o Lloyds Bank, Chase Manhattan Bank e J.P. Morgan Bank, ocupando cargos de gerencia administrativa.

Membro dinâmico da sua comunidade participa da Associação Caboverdiana do Brasil desde sua fundação em 1978, tendo assumido o cargo de Diretor Cultural em 1982 sendo dirigente em outras cinco gestões.

José Augusto do Rosário e Armênio Mendes no Consulado de Portugal em Santos. Foi Gestor do Consulado Honorário de Portugal em Santos, cargo que ocupou por 10 anos. Arquivo/Mundo Lusíada

José Augusto foi Presidente da Associação Caboverdiana do Brasil por 16 anos. Foi, junto com o saudoso Aguinaldo Rocha, ex-Cônsul Geral Honorário de Cabo Verde em São Paulo, anfitrião de todos os grupos de artistas, governantes e políticos que visitaram o Brasil neste período. Tendo representado a comunidade em encontros de emigrantes, congressos, e eventos envolvendo estudantes.

Foi mentor do projeto de geminação entre as cidades de Santo André e São Nicolau e, com apoio institucional, conseguiu um acordo que permitiu que 80 caboverdianos pudessem fazer sua formação na Universidade Fundação Santo André.

Apoiou eventos artísticos e culturais, e fundou o Grupo Cultural Caboverdiano, como também a União dos Estudantes Caboverdianos em São Paulo.

Foi um dos criadores do programa “Mundo Lusófono” da Rádio Nove de Julho e eleito deputado suplente pela Emigração pelo Círculo das Américas – Eleição Legislativa 2011. Tendo sido também o Gestor do Consulado Honorário de Portugal em Santos, cargo que ocupou por 10 anos. Atualmente é Presidente da Escola Portuguesa de Santos (desde 2015). Desde 2018 é empresário no ramo do turismo e consultor em assuntos de cidadania portuguesa.

José Augusto do Rosário na Escola Portuguesa de Santos. Arquivo

No evento em Santo André, tanto o Cônsul Geral quanto o Presidente da Associação fizeram questão de lembrar suas relações com o homenageado e quanto tiveram oportunidade de aprender com o mesmo.

Pelo exposto, José Augusto é uma pessoa atuante e respeitada, não só na comunidade caboverdiana, como também na comunidade portuguesa e local, reconhecido por seu trabalho e empenho especialmente no associativismo.

HOMENAGENS RECEBIDAS:
Associação Caboverdiana do Brasil – 1997 – título de sócio Gran-benemérito.
Reconhecimento pelas contribuições no associativismo pela Casa da Madeira de Santos – 2010; Associação Atlética Portuguesa – 2013; Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra – 2014;
Em 2014 recebeu Prêmio “ZUMBI DOS PALMARES” – em 2015 – Mérito pela contribuição na difusão dos valores históricos e culturais entre Brasil e Portugal.Título de “Cidadão Santista” pela Câmara Municipal de Santos. Medalha de Mérito pelo Elos Clube Internacional -2017. Mérito pela Escola Portuguesa – 2017. Prêmio “Luiz Vaz de Camões” outorgado pelo Elos Clube de São Vicente -2018. Pelo Governo de Portugal lhe foi atribuída a Nacionalidade Portuguesa por relevantes serviços prestados ao Estado português – 2020

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: