Brasil acerta cooperação com Angola em cultura e audiovisual

Da RedaçãoMundo Lusíada

 

 

O ministro das Relações Exteriores de Angola, João Bernardo Miranda, esteve em visita oficial no Brasil dias 17 e 18 de julho, no âmbito da I Reunião de Consultas Políticas Brasil-Angola, estabelecida durante a visita ao país do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro de 2007.

Em encontro com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim no Rio, o ministro angolano discutiu temas econômico-comerciais e a futura visita ao Brasil do presidente José Eduardo dos Santos, planejada para o próximo ano. O Brasil desenvolve projetos de cooperação técnica com Angola, em particular nas áreas de saúde e educação.

Durante sua visita, foi feito ajustes para o projeto de "Fortalecimento da Preservação da Memória e da Produção Audiovisuais de Angola", com intuito de capacitar técnicos angolanos no setor, tanto para gestão e preservação, como para criação e produção de peças audiovisuais.

A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores é a instituição responsável pela coordenação das atividades de cooperação. E a execução será feita por meio da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura.

Para tanto, técnicos brasileiros devem viajar até Angola para desenvolver as atividades de cooperação, prestando apoio operacional e avaliando o desenvolvimento do projeto.EducaçãoOutro acordo discutido entre os ministros foi a continuidade do projeto de "Fortalecimento da Gestão do Patrimônio Cultural de Angola".

Em cooperação com o Brasil, o projeto também capacita angolanos nas práticas de identificação e documentação do patrimônio cultural, além de proteção e conservação de bens materiais.

A cooperação aborda ainda promoção de bens culturais e gestão museológica, e será executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).Técnicos brasileiros da área também devem visitar o país angolano para acompanhar o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend