Retrospectiva 2022: Os grandes destaques do ano ‘Brasil-Portugal’

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

O ano de 2022 foi marcado por muitos momentos de reforço da relação bilateral entre Brasil e Portugal. Mais uma vez, o intercâmbio acadêmico, as trocas culturais e interesse turístico, missões econômicas e diplomáticas foram tantas que nem sempre conseguimos divulgar todas as iniciativas entre ambos países.

Assim como resumiu o embaixador português no Brasil, em mensagem de fim de ano aos leitores do Mundo Lusíada, o ano que agora termina foi “a vários títulos um ano inesquecível”, marcado por diversas efemérides.

Desfile cívico militar do Bicentenário da Independência do Brasil nas ruas de Brasília, Brasil, 7 de setembro de 2022. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Um dos temas mais marcantes foi a participação de Portugal nas comemorações do Bicentenário da Independência, incluindo representação no desfile do 7 de Setembro, com presença do presidente de Portugal.

O ponto alto foi o discurso “notável” do presidente português no Senado brasileiro (vídeo que viralizou no canal youtube do jornal com mais de 21 mil visualizações). Aplaudido de pé, o presidente Marcelo Rebelo fez um cativante relato da história embrionária que une os dois países, destacando a luta de mais de 300 anos pela independência do Brasil.

Outro capítulo do bicentenário foi a recepção ao coração de D.Pedro I, com a presença de autoridades. A viagem do coração de D.Pedro mobilizou visitantes tanto em Brasília quanto no Porto. O coração de Pedro esteve em exposição na Irmandade da Lapa em dois períodos distintos, em agosto e setembro, atraindo mais de seis mil visitantes. Já na exposição realizada no Brasil, a relíquia foi vista por cerca de oito mil pessoas.

Na altura, o embaixador do Brasil em Lisboa e presidente da Câmara do Porto destacaram que a transladação temporária do coração “renova” os laços e vínculos históricos entre os dois países.

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa durante a visita à Exposição “Um Coração Ardoroso: Vida e Legado de Dom Pedro I” no Palácio do Itamaraty, Brasília, 06 de setembro de 2022. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Também na área cultural, o centenário de José Saramago foi comemorado no Brasil com diversos eventos, e presença de Pilar Del Rio, presidente da Fundação José Saramago, na altura das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa. A cátedra Camões José Saramago instalada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu o colóquio “Se podes ver, repara: olhares sobre Saramago” em setembro, em parceria com a Fundação José Saramago.

O presidente da Assembleia da República também esteve em visita ao Brasil por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Em São Paulo, onde falou com o Mundo Lusíada, Augusto Santos Silva cumpriu a última parte da visita no Museu da Língua Portuguesa, onde a programação homenageou Saramago.

Pavilhão Portugal na Bienal Internacional do Livro S.Paulo. Foto divulgação

Entre as deslocações do presidente de Portugal ao Brasil, a Bienal Internacional do Livro com Portugal homenageado e programa especial, foi um tema dos mais comentados. O Pavilhão Portugal tinha objetivo de promover os autores portugueses, apoiar a cooperação entre editoras portuguesas e brasileiras, além de reforçar o conhecimento da cultura literária portuguesa no Brasil. Na abertura, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma defesa enfática da importância e valorização do livro, como ferramenta para a saída da pobreza das classes menos favorecidas e também para o respeito às diferenças.

Brasileiros votam em Lisboa. Foto Miguel Lopes/Lusa

Mas também na política, os dois países se encontraram, quando imigrantes e emigrantes participaram de atos eleitorais lá e cá.  Lisboa e Porto já estão entre maiores colégios eleitorais do Brasil no exterior. Com mais de 45 mil eleitores inscritos em Lisboa, foi grande a afluência de votantes brasileiros nestas eleições presidenciais.

Afinal, a população estrangeira residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo, e a comunidade brasileira mantém-se como a mais representativa no país. Os números divulgados este ano pelo SEF apontam que no final do ano passado, viviam em Portugal 204.694 brasileiros, sendo também a comunidade oriunda do Brasil a que mais cresceu em 2021 (11,3%) face a 2020.

Também os emigrantes portugueses participaram de votação antecipada para o estrangeiro, no início do ano, e a discussão em torno da necessidade de alterar lei eleitoral para facilitar voto dos portugueses no estrangeiro foi colocada mais uma vez, depois da anulação de votos no círculo da Europa.

Já nas comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades, entre os governantes de Portugal que estiveram na diáspora portuguesa, a ministra da Presidência esteve em visita a Minas Gerais e Bahia.

No Brasil, a atualização salarial dos funcionários consulares e a marcação de greve nos consulados, que acabaram desconvocadas na última hora, provocou muitas críticas e cobranças. Felizmente, o ano termina com os trabalhadores dos postos consulares e missões diplomáticas no Brasil tendo suas remunerações atualizadas em 48,9%, depois de anos de reivindicações.

Uma das visitas do embaixador Luis Ramos, no Rio Grande do Sul

No sul do Brasil, a comunidade açoriana teve um ano especial: eventos marcaram os 275 anos da presença açoriana em Santa Catarina e os 270 anos da presença açoriana no Rio Grande do Sul, além da inauguração de uma nova Casa dos Açores no Espírito Santo, com autoridades do governo regional.

Aliás o ano foi de retomada na Agenda de Eventos, com fado e folclore voltando aos palcos em diversas casas luso-brasileiras pelo país, após dois anos de restrições com a pandemia. A comunidade portuguesa também se reuniu para torcer pelo Brasil e Portugal durante os jogos da Copa do Mundo no Catar.

No esporte, o ano foi de consagração para o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras em São Paulo. Títulos e homenagens reuniram não só palmeirenses como portugueses em eventos com o treinador.

E o Rock inRio deste ano trouxe pela primeira vez  palco para a guitarra portuguesa, com Wallace Oliveira e Sergio Borges, os músicos que agora esperam poder tocar no RockinRio Lisboa.

São muitas as iniciativas que aconteceram ao longo do ano, entre governantes, empresários, universidades e diversas áreas que trabalharam em conjunto. Assim, seguimos para 2023 atentos a todas mais que virão.

Presidente português visita exposição sobre o centenário da primeira viagem aérea transatlântica Portugal-Brasil, no Consulado de Portugal São Paulo. Foto Mundo Lusíada

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: