Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa recebe recorde de candidaturas

Da Redação

premio_empreendorismo_diaspOs empreendedores portugueses que vivem em diversos países do mundo há mais de 5 anos demonstraram este ano a maior adesão de sempre ao Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC Portugal. O Prêmio Diáspora recebeu nesta edição 176 candidaturas dos cinco continentes.

Os candidatos da 7ª edição são oriundos de 37 países, sendo que os países com maior participação continuam a ser França (21%), EUA (16%), Brasil (10%), Canadá e Espanha (cada um com 5% das candidaturas). Este ano com aumento do setor empresarial/ financeiro, com 39% das candidaturas, e da área das indústrias criativas (18%), entre vários domínios de atividade econômica como os setores alimentar, transportes, tecnologias de informação e comunicações, e imobiliário.

Da indústrias criativas, os setores-chave dos candidatos incluem moda, design, indústria do entretenimento ou arquitetura, o que revela que a criatividade constitui um elemento indispensável ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como à inovação empresarial.

Também estão em destaque setores como da construção civil (12%), da restauração/turismo (12%), do associativismo/social (10%) e do ensino/investigação (9%).

O Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa é promovido pela COTEC Portugal desde 2007 e pretende distinguir os portugueses que, pela sua capacidade empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas atividades.

“Para além do reconhecimento pelas carreiras que têm sido desenvolvidas, pretendemos também reforçar os laços desta comunidade com Portugal, proporcionando contatos e sinergias que possam ser úteis para todos os portugueses, independentemente do local onde vivem”, sublinha Joaquim Sérvulo Rodrigues, Presidente do Júri.

Em 2013, a Fundação Calouste Gulbenkian e a COTEC Portugal uniram-se numa parceria com o objetivo de aproximar a Diáspora portuguesa do seu país. Através da iniciativa FAZ, as duas entidades irão entregar os respectivos prêmios numa cerimônia presidida pelo Presidente português no dia 6 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), inserida nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Na edição do ano passado, o Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa foi atribuído a Mapril Batista, fundador da empresa Les Dauphins, residente na França, e a menção honrosa distinguiu Teresa Lundahl, fundadora da Mateus Stock AB, na Suécia.

1 Comment

  1. Parabenizo a comunidade portuguesa por incentivar o Empreendedorismo Inovador, pois mais que um prêmio é uma demonstração de valor aos que tem a coragem de correr o risco de inovar. Att. @neigrando
    Sou organizador e um dos autores do livro “Empreendedorismo Inovador”, 25 autores – Editora Évora no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: