Prefeitura de Ribeirão Pires promove grande Festa Portuguesa

Participou da festa o prefeito Clovis Volpi, que confirmou ao Mundo Lusíada a intenção de criar mais atividades sociais e festivas com as colônias imigrantes residentes em sua cidade. “Essa é a precursora, a número um. Possivelmente nós faremos festas com outras nações que tenham representatividade na região”, disse o prefeito Clovis Volpi, que é do Partido Verde (PV).

Já a Festa Portuguesa pretende entrar para o calendário anual de eventos da prefeitura, uma possibilidade que será confirmada após consulta pública. De acordo com o prefeito de Ribeirão Pires, a intenção dos políticos da região é interagir com as comunidades, na maioria, formadas por pessoas “reservadas”. “Eu tive dificuldades para reconhecê-los, porque são pessoas que normalmente não saem de casa, ou vão para a Casa de Portugal em Santo André ou para outras atividades”.

Um público de cerca de 400 pessoas esgotou os convites para o evento, entre integrantes da colônia e convidados adeptos à cultura e culinária de Portugal. A intenção do prefeito é melhorar a cada edição e promover uma festa ainda mais expressiva, num espaço mais amplo, com grandes atrações musicais, “para que as pessoas venham conhecer a tradição portuguesa”, disse ao Mundo Lusíada.

O início do evento foi aberto pelo Secretario de Turismo Arruda Cabral (diga-se devidamente trajado), pedindo a todos os presentes que permanecessem em pé para a execução dos hinos de Brasil e Portugal. A Festa Portuguesa foi promovida pela Secretaria de Educação e Cultura, mas para os próximos anos ela contará com a criação de uma gerência de eventos com a coordenação também da Secretaria de Turismo.

Participou do evento a fadista Marly Gonçalves que presenteou o prefeito Volpi e a esposa com seu CD. Também, o radialista Luciano Duarte (da Baixada Santista), apresentou ao público o folclore português do Grupo Folclórico da Casa de Portugal da Praia Grande. No palco, o prefeito Volpi ainda declamou um trecho de poema de Fernando Pessoa. Diversas homenagens foram prestadas pelo poder público a colaboradores, a todos os folcloristas e também a um dos grandes empresários da região Nelson Pinho, que colaborou na organização. Leia mais no Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend