Prefeito João Papa diz que Santos é a cidade mais portuguesa do Brasil

Para cônsul, evento deveria ser exemplo em outras cidades do Brasil.

Por Odair Sene

Armenio Mendes, autoridade portuguesa de Santos com o João Paulo Tavares Papa, autoridade máxima do executivo santista.

A cidade de Santos é a cidade mais portuguesa do Brasil. A afirmação foi do prefeito João Paulo Tavares Papa, que esteve junto da comunidade portuguesa no domingo, dia 17 de junho, em frente ao prédio do Executivo, na histórica Praça Mauá, durante as comemorações ao Dia de Portugal.

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o prefeito disse que foi com muita satisfação participar do evento comemorativo e elogiou  a comunidade portuguesa e os portugueses de Santos pela representatividade que têm na cidade.

“A comunidade portuguesa é uma comunidade forte, muito importante para a cidade de Santos, que é considerada a cidade mais portuguesa entre todas as cidades brasileiras, dada a representatividade do seu povo, da participação ativa que os portugueses têm na vida da cidade, na construção de Santos, desde a sua fundação, e hoje continua com essa comunidade muito ativa, muito ligada, unida e mantendo as tradições da cultura portuguesa, então para Santos e para o cidadão santista, isso é uma festa maravilhosa”, falou o chefe do executivo que participou do evento vestindo uma camisa promocional “Brasil Portugal” e ainda se juntou ao grupo de tocata do Grupo Veteranos de Santos, onde o prefeito tocou reco-reco.

Falando também ao Mundo Lusíada, o cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, falou sobre a terceira edição do evento que reverencia Portugal com grande participação popular e bem no coração da cidade.

O cônsul, empresário, cidadão português e cidadão santista Armênio Mendes, confirmou que Santos é a mais portuguesa das cidades brasileiras. “Hoje eu exerço a condição de cônsul honorário, mas antes eu era, e ainda sou, um empresário na cidade, que conquistou o respeito e a simpatia das autoridades e que sabe o dever que tem com seu país e com sua pátria”, disse Armênio Mendes que comanda o Consulado no qual tem escritos nada menos que 35 mil portugueses.

José Duarte com o deputado Paulo Pisco.

“Acho muito bonito promovermos este evento aqui onde o povo comparece, o prefeito deixa seus afazeres, num domingo, e vem aqui porque sabe que nós estamos festejando o Dia de Portugal, isso é bonito”, referiu ele lembrando das presenças de outras autoridades locais como vereadores, secretários municipais e também autoridades portuguesas.

Ao final Armênio Mendes falou que este tipo de promoção, visando enaltecer Portugal como exemplo de civilidade, deveria servir como exemplo para toda a comunidade portuguesa para que façam isso nas cidades onde se encontram. Em Santos, segundo ele, a expectativa fazer cada vez maior. “Isso é uma oportunidade para que as pessoas possam reviver um pouco as suas tradições”, finalizou.

 

Veja mais em Galeria de Imagens: 3ª Edição do Dia de Portugal em Santos

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: