No Brasil, Orfeão Universitário do Porto tem agenda no Rio de Janeiro e São Paulo

Da Redação

De 28 de Agosto a 10 de Setembro o Orfeão Universitário do Porto (OUP) estará em Digressão pelo Brasil, com várias atuações agendadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O OUP realiza digressões artístico-culturais no Verão desde a sua fundação em 1912, tendo já levado a quatro continentes a música e etnografia da cultura portuguesa.

Este ano a Digressão de Verão levará o OUP de novo ao Brasil – onde já esteve em 1965, 1991, 1998 e 2005 – com passagens no Rio de Janeiro e em São Paulo, que segundo João Pedro Pinto, Presidente do OUP,

Segundo a organização, “tem como grande objectivo reforçar a missão do Orfeão Universitário do Porto como um dos grandes embaixadores culturais de Portugal, sempre com uma enorme relação de proximidade junto da nossa vastíssima comunidade portuguesa na diáspora”.

O Orfeão estará no Brasil entre os dias 28 de Agosto e 10 de Setembro com 35 elementos e o seu Regente Artístico, Maestro António Sérgio Ferreira, com um programa preenchido de oito apresentações nas diversas casas de associações portuguesas, levando a palco um espetáculo variado.

Os jovens executam canto coral clássico, danças da região do Douro e dos Açores, coro popular, danças de Pauliteiros e de Pauliteiras de Miranda do Douro, cantares femininos das Beiras, cante alentejano, além de fados de Lisboa, fados de Coimbra e ainda a Tuna Universitária do Porto.

O Orfeão Universitário do Porto é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1912, composta por estudantes da Universidade do Porto dedicados à persecução de valores musicais, culturais, acadêmicos e beneméritos que, ao longo da sua história centenária lhe mereceram, entre outros, o reconhecimento da Cidade do Porto com a Medalha de Mérito (Grau Ouro) e da República Portuguesa com as Comendas da Ordem da Instrução Pública e da Ordem do Mérito.

O OUP desenvolve uma atividade meritória que lhe confere o Estatuto de Utilidade Pública e tem como Regente Artístico o Maestro António Sérgio Ferreira, que orienta cerca de cento e cinquenta jovens associados que corporizam em palco muito da riqueza musical e etnográfica portuguesa, cujas diferentes manifestações têm sido reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Confira as datas de apresentação:

31/08 – CASA DA VILA DA FEIRA (RJ)
01/09 – CASA DO DISTRITO DE VISEU (RJ)
03/09 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (campi Fundão e Praia Vermelha)
RECEPÇÃO OFICIAL NO CONSULADO-GERAL DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO
05/09 – AROUCA BARRA CLUBE (RJ)
07/09 – CASA DO MINHO (RJ)
09/09 – CASA DE PORTUGAL DE SÃO PAULO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend