Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes reúne representantes de 13 países

Mundo Lusíada

A Cap Magellan, associação de jovens lusodescendentes em França, organiza um encontro europeu de jovens lusodescendentes intitulado “A Empregabilidade na Europa: o Digital ao serviço da Ecologia e da Inclusão dos Jovens”, ao abrigo do Programa Erasmus+.

O encontro acontece no Território da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Fátima, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2022. O evento realiza-se à margem dos encontros do PNAID-Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, de 15 a 17 de dezembro de 2022, em Fátima.

Marcam presença autoridades como Paulo CAFÔFO, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas; Nathalie DE OLIVEIRA, Deputada Círculo Europa; Rui OLIVEIRA, Presidente do CNJ; Sérgio OLIVEIRA, Presidente da Câmara Municipal de Constância.

O projeto é um encontro europeu de 50 jovens lusodescendentes, lusófonos e animadores de juventude em Portugal durante quatro dias, de treze países diferentes: Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Congo, Dinamarca, Espanha, França, Luxemburgo, Peru, Portugal, Senegal e Suécia.

Arquivo: Encontro dos jovens em 2020

O Encontro procura valorizar o bilinguismo, a dupla-cultura e a multiculturalidade que têm em comum muitos dos jovens e animadores de juventude lusófonos e lusodescendentes presentes.

Ainda segundo a organização, também pretende criar uma rede europeia com pessoas ativas na política, associações e empresas originárias de vários países para comunicar e partilhar experiências individuais e coletivas, a fim de dar respostas aos jovens para quem procurar emprego é mais difícil : os jovens com deficiências, os que moram nas zonas rurais e os jovens NEET (Não na Educação, Emprego ou Formação).

Durante o Encontro cada jovem receberá uma formação composta por seminários e atividades informais que tratarão de empregabilidade. “Construiremos juntos um projeto em parceria das empresas locais com o intuito de as tornar mais verdes e inclusivas para os jovens, onde o digital é uma das competências”.

Os participantes elaborarão um Projeto Comum, com o tema o : A empregabilidade na Europa, o digital ao serviço da ecologia e da inclusão dos jovens. Este projeto em comum tem como objetivo de incentivar a sua inserção no mercado de trabalho. A ideia é a formação enraizar-se no contexto econômico local da região do Médio Tejo, a fim de responder às suas necessidades, ao mesmo tempo que às necessidades dos jovens em causa.

Uma empresa da região do Médio Tejo: O desenvolvimento do projeto em comum será proposto à CIM que o poderá propor a uma empresa da região a fim de implementar no seu dia a dia.

Programa

Quarta-feira, 14 de dezembro : Chegada dos participantes e entrega dos kit de participantes;
Quinta-feira, dia 15 de dezembro : Sessão de abertura EEJL22 – Apresentação do Encontro, dos
participantes e do Projeto Comum e visita cultural. Abertura credenciação dos Encontros do PNAID;
Sexta-feira, dia 16 de dezembro : Sessão de abertura dos Encontros do PNAID, atelier sobre “A transformação digital do mundo do trabalho” e finalização do Projeto em Comum;
Sábado, dia 17 de dezembro : Sessão de encerramento dos Encontros do PNAID, com almoço oficial do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes no Restaurante Lux, em Fátima

Domingo, dia 18 de dezembro : Feedback dos participantes, entrega de certificados de participação e encerramento do EEJL22
Saiba mais em https://capmagellan.com/actions-eejl/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: