Em clima natalino, formatura dos alunos anima a Escola Portuguesa de Santos

Por Ronaldo Andrade
Com Mundo Lusíada

Um clima de emoção e missão realizada foram a tônica da Festa de Natal e Formatura dos Alunos da Escola Portuguesa de Santos, realizada no dia 15 de dezembro na sede da entidade, na Rua Sete de Setembro, no bairro da Vila Nova, no litoral paulista.

O presidente da instituição, José Augusto do Rosário, falou a respeito do evento: “A Festa de Formatura da Escola Portuguesa é sempre permeada de muita emoção e alegria. Nesse momento, os integrantes da direção mantenedora e pedagógica, juntamente com os pais, contemplam o resultado do trabalho realizado”, afirmou.

“Todo o empenho e carinho resulta na formação das crianças, e por isso a cada ano renovamos a vontade de continuar esse trabalho maravilhoso, que é um desafio, mas um agradável desafio”, continuou Augusto do Rosário.

O evento contou com a participação de representantes da comunidade luso-brasileira de Santos e da Baixada Santista, além de funcionários e membros da direção da entidade, como o vice-presidente, Vitor Souza, e a diretora pedagógica, Maria Regina Prieto.

Por fim, o presidente da Escola Portuguesa deixou uma mensagem ao público: “Desejo um Santo Natal e um Ano Novo repleto de realizações”.

Documentário sobre a Escola

Ainda neste mês, produzido pela Fixe Produtora Audiovisual, o documentário sobre a Escola Portuguesa foi lançado no dia 6 de dezembro no Cine Roxy, no bairro do Gonzaga (em Santos), em evento que reuniu diversas personalidades da comunidade luso-brasileira.

Para o presidente da Escola, o evento foi um sucesso: “Foi uma noite de alegria, o público veio assistir a este importante documentário. Fazia falta um material em vídeo que registrasse nossa história, e que agora ficará para o acervo da entidade”, declarou.

O fundador da Fixe e diretor do documentário, André Vieira, conhecido como André Portuga, falou a respeito sobre o processo de criação: “O curta foi feito em cima do livro do jornalista Paulo Rogério (‘Escola Portuguesa – 100 anos a formar gerações’), e com o roteiro da jornalista Andrea Rifer montamos o filme, que resgata a memória afetiva das pessoas, entre alunos, ex-alunos e professores”, disse.

A diretora pedagógica da entidade, Maria Regina Prieto, estava bastante emocionada com a exibição do filme: “Muito bom ver tantos amigos e pessoas que gostam da Escola Portuguesa”, afirmou.

O documentário aborda vários aspectos da história da Escola Portuguesa, que completou 100 anos em 24 de julho de 2021, com entrevistas de ex-alunos, mantenedores e pessoas que ajudam a entidade a manter suas atividades, nomeadamente na área de Educação, atendendo 120 crianças entre três a seis anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

Aos interessados, o filme estará disponível no Youtube. Informações pelo telefone (13) 3234-2912 e pelo site www.escolaportuguesa.com.br.

O documentário tem o apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, das Comunidades Portuguesas e do Litoral Plaza Shopping.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: