Elista e cônsul de Londrina eleito embaixador de Guimarães, Capital Europeia da Cultura

Da Redação

 

O Elos Clube também está na programação de Guimarães como Capital Europeia da Cultura. Antonio Lourenço Martins, membro do Elos Clube de Londrina e cônsul-honorário de Portugal em Londrina, no Paraná, foi nomeado Embaixador da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012.

“Em razão do meu conhecimento sobre a cidade de Guimarães, e da minha atuação como divulgador daquela cidade, fui nomeado pela FUNDAÇÃO CIDADE DE GUIMARÃES, o Embaixador da Capital Europeia da Cultura. Minha missão, desde o início de 2011, tem sido, como Embaixador e representante plenipotenciário da parte cultural de Guimarães, a de expor, em diversas Instituições, Associações, Clubes e Universidades, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a importância de Guimarães em seus aspectos históricos; sua modernidade; economia e indústria  e especialmente a Cultura em suas diversas manifestações, e de formular o irrecusável convite para aproveitar a excelente oportunidade de visitar Guimarães”.

O assunto foi motivo de orgulho para a presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Maria Inês Botelho, que informou à imprensa e aos companheiros elistas pelo Brasil sobre o assunto.

“Com enorme satisfação esta Presidente vem comunicar que o CE Antonio Lourenço Martins, membro do Elos Clube de Londrina, representante do Elos Clube de Londrina entre a Prefeitura Municipal de Londrina (PR-BR) e a cidade de Guimarães (PT), por lei municipal que tratou dessa Geminação, e Cônsul Honorário de Portugal para Londrina e Região (PR-BR), foi nomeado Embaixador da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012”.

Inês Botelho pede ainda que os companheiros elistas sintam “o quanto para o Brasil e para a nossa especial Instituição” isto tem significância. E fala do elista Lourenço Martins como “participativo e apaixonado”. Já exerceu em Elos os cargos de Presidente do Elos Clube de Londrina e Governador do DE-4 (Norte e Noroeste do Paraná-Brasil), dentre outros.

“Quem puder estar em Portugal neste ano civil de 2012 a sugestão para visitar tão graciosa e importante cidade histórica está posta” aponta a presidente.

Londrina tem um convênio de amizade e cooperação com a cidade de Guimarães, em Portugal, cidade co-irmã de Londrina. O Elos Clube é a entidade designada a coordenar e administrar essa geminação.

 

Guimarães 2012

A histórica cidade de Guimarães, situada ao Norte de Portugal, por seus inigualáveis atributos, foi eleita pela União Europeia, a CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA EM 2012.

Segundo ele, o projeto Guimarães 2012 é construído com três objetivos: Desenvolver o Capital Humano – incitar a sociedade local a participar na organização dos acontecimentos, Criar uma Economia criativa – transformar a economia atual numa mais moderna e Gerar uma nova Geografia dos Sentidos – transformar o espaço num mais ativo que todo o tempo oferece experiências culturais e criativas.

“Nos últimos anos Guimarães preparou-se para poder ser eleita. Requalificou vários espaços da cidade para que sejam mais atrativos como a renovação do Largo do Toural (já inaugurado em 13 de dezembro de 2011), e inúmeros outros como o investimento mais caro: o Centro de Arte, no antigo mercado municipal, que vai ser aberto ao público em junho de 2012”.

Guimarães é a cidade natal de Afonso Henriques o primeiro rei e a primeira capital, onde se situa o Centro Histórico, designado pela Unesco como Patriomônio Mundial. “PORTUGAL NASCEU EM GUIMARÃES, e por essa razão a cidade comemora no dia 24 de junho o DIA UM DE PORTUGAL”.

O programa oficial do ano da cultura de 2012 já teve inìcio no dia 21 de janeiro com a representação de “Os nossos Afetos”. Estão previstos mais de 600 eventos culturais, relacionados com a música, fotografia, cinema, literatura, dança, arta da rua. E será dividido em quatro períodos de modo que os artistas regionais e de outros países, todos juntos, vão criar as novas obras e depois será possivel ver nas galerias e nas ruas.

“A Musica, o Teatro têm papeis importantes e vão dinamizar a vida nas ruas e praças” defende. Este programa multidisciplinar incluirá manifestações culturais nacionais e internacionais, e a previsão é que 1,5 milhões de turistas visitem a cidade.

O jornal “New York Times” elencou as melhores cidades a serem  visitadas em 2011, e nas 40 indicadas, Guimarães figurou entre as 10 primeiras. No ano de 2011 cerca de 50 jornalistas estrangeiros visitaram Guimarães, demonstrando a grande importância da cidade no cenário mundial.

Segundo Lourenço Martins, diversas caravanas estão sendo formadas para visitar Guimarães em 2012 e outras em 2013 quando haverá em Lisboa a Convenção Internacional do Rotary, aproveitarão a oportunidade para conhecer Guimarães. Uma delas, de Santa Catarina, será composta por 40 casais.

Algumas entidades irão participar em parte da programação cultural de Guimarães, como exemplo, a Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: