Eleitores no estrangeiro podem acompanhar percurso do boletim de voto

Da Redação

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas informou que se encontra disponível no portal euEleitor (https://www.eueleitor.mai.gov.pt/) ferramenta para acompanhar o percurso da carta com o boletim de voto postal de cada eleitor.

Para quem participa das eleições legislativas através do voto postal, remetido pela Administração Eleitoral, é possível acompanhar todo o caminho pelo site, informando nos campos o número do CC e a data de nascimento.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) já anunciou ter iniciado o processo de expedição no final de 2021, para o estrangeiro, dos boletins de voto para os eleitores portugueses recenseados para a eleição da Assembleia da República, de 30 de janeiro.

“Sublinha-se que os eleitores no estrangeiro votarão por via postal, a não ser que tenham exercido, até ao passado dia 05 de dezembro, o direito de opção pelo voto presencial”, explicou o MNE.

Segundo o comunicado, o voto por via postal deve ser remetido pelo eleitor com a maior brevidade possível e até 29 de janeiro. “Somente serão considerados os votos enviados até essa data e recebidos em Portugal até ao dia 09 de fevereiro”.

A SECP ainda informa uma explicação em vídeo de apoio à votação via postal, que se encontra publicado no canal Youtube do SGMAI, com todo o passo a passo para envio do voto:

 

Já o voto antecipado para as eleições legislativas antecipadas para os eleitores portugueses que estão no estrangeiro decorre entre 18 e 20 de janeiro nas embaixadas e nos postos consulares.

Em comunicado, o Governo explicou que “este modelo de votação destina-se aos eleitores que se encontrem deslocados” no estrangeiro, por “inerência do exercício de funções públicas ou privadas, em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva”, ou estudantes ou pesquisadores no exterior.

Portugueses residentes e no estrangeiro são chamados a voto para escolher o partido que deve formar o próximo Governo, ao todo, serão eleitos 230 deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: