Depois de Portugal, “Amigos da Concertina” lança CD no Brasil

Por Mundo Lusíada

 

Foto Mundo Lusíada

>> Banda Amigos da Concertina faz homenagem aos colaboradores do projeto que resultou no CD Amigos da Concertina, durante apresentação no palco da Casa de Portugal do ABC.

 

Depois da divulgação feita em Portugal, os "Amigos da Concertina" lançaram o seu primeiro CD num almoço da Casa de Portugal do Grande ABC, em Santo André, no domingo 27 de setembro. O novo trabalho, que traz na capa os concertinistas Antonio Maquinez, Francisco e o Luizinho, reúne 16 faixas, e outras duas como bônus, de folclore português.

Este era um projeto idealizado por muitos concertinistas mas nunca concluído. O CD é uma realização para eles, que apesar do escasso tempo para convidar todos os amigos, reuniu alguns dos interessados no mesmo projeto para entrar em estúdio e participar do trabalho. "O diferencial foi esse, nós chamamos os amigos e quem quis participar veio" diz Francisco (o conhecido Chiquinho).

"Muitos tocadores já tiveram essa idéia de juntar os tocadores de São Paulo e fazer um CD, e nunca ninguém conseguiu. Dessa vez nós conseguimos, os amigos que tiveram tempo de gravar, participaram. Não chamamos mais gente porque não tínhamos tempo hábil para isso" disse Alessandro Paranhos, afirmando ainda que os Amigos da Concertina tiveram de 2 a 3 meses para a gravação do CD, em tempo de levar o trabalho para a recente viagem à Portugal.

Este projeto do "Amigos da Concertina" foi exatamente receber os amigos que quisessem tocar, por isso é um trabalho aberto a receber outros participantes. "Não que nós sejamos os Amigos mas nós representamos os Amigos da Concertina, porque na verdade são todos que estão no CD" diz Alessandro.

Por isso, o grupo agradeceu a participação de amigos como o Ricardo, Mateus, Manuel Fernandes, Rafael, Guguinha, a Bruninha, além de participação de pessoas de fora do folclore português. "Cada um escolheu uma música para gravar" explicou Chiquinho.

"Espero que o pessoal goste do trabalho, não tem muita voz, é mais concertina, apenas duas músicas são cantadas. Então espero que o pessoal goste das músicas e que venda bastante CDs" diz Chiquinho, quem afirmou que apesar de prazeroso, foi também cansativo as gravações até as 5h da manhã em estúdio. "Talvez por esse tempo corrido não deu para chamar mais gente mas quem sabe no próximo, com mais tempo e maior prazo, nós chamamos mais amigos para participarem". Viagem a PortugalApesar de contratempos ocorridos com todos os componentes do grupo, como costelas quebradas após a queda de um, torção no pé de outro e mal-estar, a viagem foi muito proveitosa.

"Tivemos coisas boas e coisas ruins. Mas a banda portou-se bem, muitos shows por todo o lado, vendemos bastante CDs e todos nos trataram muito bem. E hoje, resolvemos vir aqui lançar o nosso CD, com a casa cheia" disse Antonio Maquinez.

Em Portugal, os Amigos da Concertina, que estiveram representados pelo Antonio Maquinez, Alessandro Paranhos, Chiquinho e Luizinho, passaram por diversos locais como Arouca, Trás-os-Montes e Minho, em Montalegre passaram por Loivos, Parada, Pitões, Outeiro, além de Covilhães, em Lousada, entre outros. "A divulgação do trabalho foi muito bacana, e ainda deu para conhecer alguns lugares" diz Chiquinho.

"Dos 23 dias que passamos lá, numa média foram 18 dias tocando direto. As folgas foram mínimas e ainda assim, aonde nós íamos, divulgávamos, tocávamos o CD e acho que foi isso que proporcionou mais venda ainda" afirma Alessandro. De acordo com a banda, a música "Homenagem a Outeiro", com a letra escrita pelo Maquinez, tocou diversas vezes na sua terra natal, Outeiro.Novo ProjetoOs concertistas, que também integram a Banda Alma Lusíada, esta por sua vez trazendo mais canções cantadas do que instrumentais, já pensam no seu próximo trabalho. "Temos um projeto para o ano que vem, só que não exatamente com Amigos da Concertina, mas sim com a banda Alma Lusíada" diz Alessandro.

De acordo com eles, ambos os grupos contam com praticamente os mesmos integrantes, e também espera a participação de outros amigos. "Queremos manter essa padronização, não é porque é a banda Alma Lusíada que não vai ter a participação de amigos, a idéia é manter isso também".

Para adquirir o CD Amigos da Concertina, entre em contato pelo tel (11) 9136-1696 com Chiquinho ou (11) 9553-2101 com Luizinho. Outras informações sobre a banda estão no site www.almalusiada. com.br, que traz fotos, vídeos e notícias sobre as apresentações feitas em Portugal e no Brasil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend