Casa Ilha da Madeira promove festa com tradição e alegria

Gastronomia típica e grupos folclóricos Casa Ilha da Madeira e Casa de Brunhosinho, como convidado, deram o tom ao Arraial Madeirense.

Por Lucélia Fernandes

Para Mundo Lusíada

Foto: Lucélia Fernandes

Com a tradição dos seus 42 anos de existência, a Casa Ilha da Madeira de São Paulo deu início as suas atividades de 2011 com o Arraial Madeirense, realizado no domingo, dia 14 de março.

Ocupando integralmente o pátio do amplo espaço que a Casa oferece e com a farta culinária típica madeirense – como a sopa de trigo pisado, a espetada, o bolo do caco e o bolo de mel, dentre outras iguarias, além de um bom vinho – famílias inteiras participaram do Arraial, desde os naturais da Ilha, que ainda conservam a sua pronúncia característica, até seus descendentes, como João Augusto Vieira, 26 anos, neto de madeirenses e curioso em relação à cultura de seus avós. “Acho diferente, tudo que é colorido lembra o ‘nosso’ carnaval, mas é claro que o ‘clima’ é outro, acho super nostálgico. É importante preservar essas tradições, nem todo mundo teve ou terá oportunidade de conhecer a Ilha da Madeira, como eu ainda não tive, e ‘cair’ em um ambiente assim é como sentir um pouco do que acontece por lá”.

A festa contou com a presença do Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira, o Adulto e o Infanto-juvenil, criados em 1967 e 1985, respectivamente, e teve como convidado o Rancho Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, em atividade desde 1991.

Tais grupos culturais que trazem na sua formação adultos, jovens e crianças que se dispõem a ensaiar todos os domingos à tarde – como é o caso do Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira – para se apresentarem nos eventos, são peças importantes na preservação das tradições. Aos mais atentos, cada grupo traz no colorido das suas roupas, nos ritmos e na variedade dos instrumentos, algo característico da região que representa, o que os difere entre si e confere a cada evento uma sutil diversidade.

E para preservar as tradições e melhor acomodar os freqüentadores dos vários eventos anuais que a Casa realiza, o atual presidente, José Manuel Dias Bettencourt, entende que promover algumas reformas na infraestrutura da Casa é necessário e estas já estão previstas, tais como ampliação do estacionamento, reforma na entrada social e nos banheiros. Ainda como parte da revitalização desse espaço dedicado ao povo ilhéu, decorre também uma campanha de incentivo a novos sócios colaboradores, cuja anuidade é de R$ 200,00 com direito a usufruir todos os espaços que a Casa disponibiliza, tais como o Museu histórico e a Biblioteca, e com direito ainda a descontos especiais nos eventos e no aluguel dos salões de festas com capacidade para até 600 pessoas. 

Dando seguimento às atividades, os próximos eventos já agendados na Casa Ilha da Madeira são, no dia 8 de abril – Jantar em benefício do Centro da convivência da 3ª idade, dia 15 de maio – Festa  de Nossa Sra. Fátima, dia  3 de julho – Aniversário da Casa Ilha da Madeira, dia 14 de agosto – Festa de Nossa Sra. do Monte, dia 25 de setembro – Festa da Primavera e dia  6 de novembro – São Martinho.

Para mais informações em relação aos eventos entre em contato através do telefone (11) 2231-8818 ou email: casa [email protected].

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: