Casa de Portugal do ABC lotada para a 19ª Festa beneficente do Padre Antonio Maria

Momento de coroação da imagem de N.Senhora no palco da casa. Confira Galeria de Imagens >>

Por Vanessa Sene

Em 25 de novembro, a Casa de Portugal do Grande ABC esteve completamente lotada para o evento anual em prol das obras do Padre Antonio Maria, que este ano recebeu também o cantor Roberto Leal.
“O ano passado já estava cheia, mas não tanto assim como este ano. A divulgação do nome do Roberto Leal também chama muita gente para a nossa casa” diz o presidente Carlos Rodrigues, que recebeu cerca de 600 pessoas nesta tarde festiva.
São 19 anos de projeto beneficente em que a renda da festa gerada pela comunidade portuguesa é revertida para crianças carentes em Extrema, Minas Gerais. Com a renda vai ser possível finalizar a construção da casa-lar do Padre Antonio Maria no próximo ano, para abrigar os jovens.
“Isso é uma causa muito boa, todos admiram o seu trabalho, e vamos continuar sempre fazendo isso na nossa casa. O padre adora a nossa casa, nós o adoramos também” diz o presidente da entidade, que pretende continuar a ajudar o padre em suas obras, além de outras ações sociais em que eles participam. “Não é só para o padre Antonio Maria, ajudamos outras entidades também aqui da região. Se a igreja precisa do nosso salão, nós concordamos em ajudar sempre” afirma.
Os artistas, convidados pelo próprio padre, são a atração da festa, além da boa e farta gastronomia portuguesa. Postas de bacalhau, bacalhau de forno, e outras opções de carnes e acompanhamentos serviram o público, que ainda se deliciou com os doces portugueses servidos nas mesas, e sorvetes, graças a doações de parceiros.
Além de cantar com a irmã Greice Maria, o padre também dividiu o palco com Roberto Leal, no encerramento do evento, antes de coroar a imagem de Nossa Senhora, em que todos os anos é sorteada entre os presentes.
Também fez muito sucesso esse ano o cantor Leo Maia, filho de Tim Maia, que cantou mais após o público pedir por bis. Além do filho do cantor Leonardo, Pedro Leonardo conversou com o público e tirou fotos durante toda a tarde, como faz anualmente, na Casa de Portugal do ABC. Pedro Leonardo também dividiu o palco com a dupla Márcio e Gustavo.
Ao Mundo Lusíada, o padre descreveu a felicidade de abraçar os irmãos portugueses em mais um ano, e comer “aquele bacalhauzinho”. “Roberto Leal me falava há pouco que eu pertenço à família portuguesa, até porque meus pais são portugueses, e digo são porque eles estão no céu e continuam sendo portugueses” diz o padre citando que se sente em casa na entidade.
“A casa lar das crianças está na fase final, graças a Deus, e com este almoço com certeza vamos terminar a casa das nossas crianças, que é um sonho. Mas vamos sempre precisar de apoio, para a manutenção, alimento das crianças e todas as coisas. Sempre se precisa” diz.
Atualmente, a casa-lar atende 15 crianças, e por lei não pode abrigar uma quantidade maior. O padre comentou que tem ideia de construir um parquinho para os pequenos. No dia 11, o padre inaugurou ainda a Casa Sagrada de Nossa Senhora do Novo Caminho, em Jacareí, onde mora atualmente.
Ao final, o padre comentou a alegria com que a equipe da Casa de Portugal trabalha pelo evento, exemplificando com o diretor da casa Manuel Santos, que este ano foi escolhido para fazer a coroação da imagem de Nossa Senhora. “Eu, quando chego, vou logo à cozinha para abençoar os que estão lá a cozinhar, e vemos a alegria deles, estão trabalhando em volta do fogão mas estão felizes, os diretores sorridentes, seu Manuel, que sei que está passando por uma enfermidade difícil, me recebeu como sempre com meu sanduíche de fiambre. Isso tudo é muito significativo, isso é Deus”.

Gestão finalizada
O presidente Carlos Rodrigues está encerrando neste mês de dezembro mais uma gestão à frente do clube, e pretende seguir uma última gestão como presidente. “Teremos eleições pela frente, posso me candidatar em mais uma eleição” comenta, dizendo que a diretoria é sempre a mesma, e que trabalha unida e coesa. “Ninguém quer aparecer mais que o outro, aqui todo mundo trabalha mesmo”.
Encerrando também os eventos do ano, o presidente faz um balanço positivo de 2018. “O país está em crise mas a nossa casa está de vento em popa. Para 2019, já estamos pensando em realizar algumas reformas, nos banheiros e na fachada da casa”.
Na programação, a casa mantém sua agenda e ainda decide a atração que deve participar da grande festa de aniversário de fundação, que acontece no próximo mês de março. “E, 2019 será melhor que 2018” desejou o presidente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: