Câmara de São Carlos aprova “Dia de Portugal” na cidade do interior de SP

Da Redação

O vereador de São Carlos (no interior de São Paulo) Daniel Lima divulgou em 28 de maio, juntamente com os portugueses Plácido José Ferreirinha (do restaurante Solar dos Portuga – uma tradicional casa portuguesa da cidade) e André Pimenta Ribeiro (da Ribeiro Assessoria Consular que cuida de nacionalidade portuguesa naquela região), sobre a Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal que instituiu a “Lei Semana Portuguesa (Dia de Portugal)”.

Em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades, a Semana Portuguesa passa a existir entre os dias 08 e 15 de junho no calendário oficial da cidade. A ideia para este projeto de lei surgiu do empresário Plácido Ferreirinha (conhecido na região por Plácido O Portuga).

“Com enorme felicidade minha primeira lei, como vereador, acabou de ser aprovada por unanimidade”, escreveu o jovem vereador Daniel Lima numa rede social.

O proponente da lei na Câmara Municipal ainda enfatizou que: “Em respeito à toda nossa herança portuguesa, nossos descobridores, toda ascendência carregada de seus valores, sabores, músicas e língua materna, sendo pouco diante de toda significância histórica de nossos irmãos patrícios, assim aprovamos hoje esta importante lei, que colocará a cultura portuguesa no calendário municipal”, disse.

A novidade no calendário local será comemorada na segunda semana de junho, e no dia 10 de junho – o Dia de Portugal. Para este ano, face o curto prazo, será feita uma noite de fados e de poemas em local a ser definido, e uma degustação de pratos típicos, na casa portuguesa Solar dos Portuga.

Para o ano que vem, está previsto um grande festival gastronômico e cultural, com a participação de toda a região com vários associados da Casa de Portugal. “Portugal chega a São Carlos por mares já dantes navegados. Bem hajam”, finalizou o vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend