Caboverdianos finalizam 2013 na Casa da Madeira de Santos

AssCaboVerde_CasaMadeiraSantos

Por Odair Sene

Em 24 de novembro, a Casa da Madeira de Santos abriu suas portas para a festa de confraternização da Associação Caboverdiana do Brasil, que encerrou a sua programação 2013.
“Apesar da nossa sede física estar localizada em Santo André, nós temos grande parte da comunidade que está sediada na cidade de Santos. Sempre que tem evento em Santo André, eles costumam montar excursões e participar da festa lá. E nós de retribuição, pelo menos uma vez ao ano, fazemos a nossa festa em Santos, com o inverso. É o grupo de Santo André que vem a Santos festejar com a comunidade” disse ao Mundo Lusíada o presidente da Associação Caboverdiana, José Augusto do Rosário.
O presidente agradeceu a comunidade que participou ao longo de 2013 das atividades da entidade, “preservando a cultural, trabalhando pelas tradições de Cabo Verde” diz ele agradecendo também os apoiadores.
“Aqui em Santos temos boas relações de amizade com a comunidade portuguesa e brasileira, de maneira que é mais uma confraternização lusófona. Não diria que é uma festa só de caboverdianos, é uma confraternização de povos que falam a mesma língua. E aproveito para agradecer sempre a Casa da Madeira que nos apoia em todos os eventos que fazemos na cidade, são parceiros e temos que ressaltar”.
Mais de 200 pessoas participaram deste almoço típico, na sede da Casa da Madeira de Santos, que teve como atração o grupo Musicoma, além da apresentação de danças tradicionais caboverdianas, seguida de um baile que se estendeu até o final da tarde com músicas de Cabo Verde. No cardápio, a típica espetada que atende a todos os paladares.
“Temos a diretoria toda aqui, somos um staff muito pequeno para cuidar de tudo. Mas cada um dá seu melhor para sair uma bela festa” diz José Augusto, acompanhado de sua irmã Lutcha que é secretária-geral, e Herculano Reis o tesoureiro da entidade.

CABO VERDE
O Grupo Cultural Caboverdiano  esteve em Sessão Solene na Câmara Municipal de Santo André, em 19 de novembro, onde a sua diretora LUTCHA foi homenageada pelo trabalho que desenvolve no Grupo Cultural Caboverdiano e na Associação Caboverdeana do Brasil, com sede na mesma cidade. A Associação Caboverdeana do Brasil tornou-se “ponto de cultura municipal” em Santo André. Neste contexto a Associação realizou em 17 de novembro seu primeiro evento em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo  de Santo André, uma “Roda de Samba” em sua Sede social com a apresentação do Grupo Cultural Caboverdiano e o Grupo Boteco da Dona Maria, publicado na Agenda Cultural do município.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: