Autoridades marcam presença nas comemorações do Dia de Portugal em São Paulo

Mundo Lusíada

No sábado, dia 10 de junho, aconteceu a comemoração oficial do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, Nuno Fazenda, e do presidente da Câmara Portuguesa de SP, Nuno Rebelo de Sousa.

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou a solenidade do 10 de Junho, e disse em seu pronunciamento estar “especialmente feliz em ser o atual governador de São Paulo, e ser um descendente de português, e ser um cidadão português” disse ele que tem a mãe natural de Santa Maria da Feira, Aveiro. O governador contou que cresceu passando férias em Portugal e tem o “privilégio de ser criado em um lar português”. Segundo o governador, hoje mais de meio milhão de portugueses ou descendentes vivem em São Paulo, um “estado luso-brasileiro”.

Inserido no ‘Portugal 360’, o evento contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que participou em diferentes iniciativas ao longo destes três dias. Segundo o Secretário, “o Brasil é um mercado estratégico para o turismo português. Dá resposta a três grandes desafios – turismo todo o ano, em todo o território e crescimento em valor, pois tem estadias longas e receita média alta. Este evento visa reforçar a notoriedade de Portugal como destino de excelência”. Nuno Fazenda também destacou em sua fala os “embaixadores de Portugal no Brasil”, quando citou os representantes da comunidade portuguesa, e agradeceu ao contributo dos emigrantes a Portugal.

Já o Cônsul-Geral de Portugal, António Pedro Rodrigues da Silva, destacou na abertura do evento o crescimento a cada ano da comunidade portuguesa no Estado de São Paulo, e na “maior cidade lusófona do mundo”, defendendo um esforço consular em responder as demandas. “A procura pelos nossos serviços continua a crescer (…), o que nos levou em São Paulo a um esforço redobrado para responder a essa crescente demanda. Este esforço permanente prosseguirá, estou certo de que continuaremos a bem servir todos aqueles que nos procuram”.

Também o secretário adjunto do Primeiro Ministro, António Mendonça Mendes, defendeu que Portugal não é só um país de emigração, como também de imigração. “Somos um país em que os fluxos migratórios são positivos, temos mais gente a entrar do que a sair, e isso decorre de vários fatores, e de um fator muito concreto no momento que é o fato de termos um período de crescimento econômico muito saudável”.

De 9 a 11 de junho, o evento em São Paulo foi uma iniciativa, com promoção do Turismo de Portugal, apresentando a riqueza e diversidade da oferta turística portuguesa, para visitar, viver, estudar, filmar ou investir. Mais de 10 mil pessoas passaram pela 3ª edição do Portugal 360, realizado pela primeira vez na cidade de São Paulo.

Mercado turismo
O Brasil é um dos mercados estratégicos para Portugal enquanto destino turístico e é atualmente o 6º emissor de turistas para Portugal. “Os mais recentes números são reveladores da sua importância e crescente recuperação” defende o governo.

No primeiro trimestre de 2023, em comparação com período homólogo de 2019, as dormidas e os hóspedes ficaram apenas a 4% dos valores pré-pandêmicos, mas com um incremento muito significativo das receitas, na ordem dos 42,5%.

Portugal é o destino número um dos brasileiros na Europa. Tendo em conta a sua grande dimensão enquanto emissor de turistas, as acessibilidades aéreas privilegiadas, a elevada despesa média e baixa sazonalidade, o Brasil continua a ser uma aposta estratégica para o turismo português, com enorme potencial de crescimento, tanto em termos de consumidor final, como no segmento empresarial.

Portugal 360
Os três dias foram repletos de múltiplas atividades destinadas quer ao consumidor final, quer aos agentes e operadores turísticos brasileiros. Agentes de viagem e operadores brasileiros estiveram em contato com empresas portuguesas e com as regiões de turismo de Portugal, em reuniões empresariais ou em sessões plenárias de capacitação.

Os roteiros turísticos de Portugal e das suas diferentes regiões, foram apresentados e muitos deles inspirados na literatura. O turismo literário esteve em evidência neste evento, bem como, o enoturismo e a gastronomia, com a participação de conceituados chefs portugueses.

A arte urbana, que hoje é um dos motivos de interesse em Portugal, esteve presente com uma obra do artista Bordalo II. Integrado na programação do Portugal 360 teve ainda uma mostra de cinema português e uma apresentação da Portugal Film Commission para projetar o país como destino de filmagens e produções internacionais.

Deixe uma resposta