Alunos de oito nacionalidades pintam mural multicultural em escola de Braga

Da Redação com Lusa

Alunos de oito nacionalidades de uma turma do 10.º ano da Secundária de Maximinos, em Braga, pintaram um mural no edifício da escola que sensibiliza para os temas da inclusão e da interculturalidade.

Em comunicado, o município de Braga refere que os “artistas” são do Afeganistão, Angola, Argentina, Benim, Brasil, Colômbia, Síria e Portugal.

O projeto é o resultado da nova Residência Artística Fenda Academy, promovida pela divisão da Cultura do município de Braga, com direção artística da Cosmic Burger e envolvendo o Agrupamento de Escolas de Maximinos.

A iniciativa conta com a colaboração do artista bracarense Rafael Soares Alves, também conhecido como Ra.so.al, que está a trabalhar com esta turma, criando um mural multicultural em espaço escolar.

Os alunos estiveram em residência artística desde o início de março, sendo que durante o processo tiveram acesso a um leque de formações de diversas técnicas de arte urbana, como a pintura em stencil ou o grafiti.

“O resultado está agora à vista de todos, sendo visível através das cores e das formas o tema da inclusão e da interculturalidade”, acrescenta o comunicado.

Diz ainda que o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade escolar da criação e produção artística, no domínio das artes visuais, estimulando uma cidadania mais ativa, esclarecida e inclusiva.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, “o resultado deste projeto é o reflexo dos seus protagonistas, alunos oriundos de diferentes lugares do mundo que utilizaram linguagens diversas e culturas artísticas muito próprias em prol de um projeto único e comum a todos”.

O autarca salientou ainda a importância da iniciativa na “sensibilização da diversidade cultural e da interculturalidade como uma mais-valia para a sociedade e para o indivíduo”.

“A expressão artística pode e deve ser um caminho para o sentido de pertença de cada um na comunidade”, referiu.

Para o responsável da Cosmic Burger, Francisco Quintas, “o projeto foi um sucesso, proporcionando uma experiência única para os alunos envolvidos, bem como para o artista, que teve a oportunidade de partilhar a sua arte com quem sabe, uma próxima geração de artistas”.

“A colaboração multicultural trouxe novas ideias e perspetivas ao processo criativo, resultando num mural incrivelmente colorido e vibrante que capta a diversidade cultural da escola”, adiantou.

Integrada no “ATLAS – Programa de Mediação Cultural”, promovido pelo município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, a criação vai ser apresentada à comunidade na quarta-feira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: